Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialistas debatem indicadores de Acesso à Justiça no Brasil

Especialistas debatem indicadores de Acesso à Justiça no Brasil

por publicado: 27/05/2015 12h22 última modificação: 27/05/2015 12h22
Desafio atual SRJ é implementar políticas públicas e ações para democratizar o acesso à Justiça no país

Brasília, 27/5/15 – A Secretaria Nacional de Reforma do Judiciário (SRJ), por meio do Centro de Estudos sobre o Sistema de Justiça (CEJUS), realiza nesta quarta-feira (27) debate com especialistas sobre indicadores que possam mensurar e acompanhar o acesso a Justiça no Brasil. A reunião permite uma troca de informações entre instituições que trabalham com indicadores e pesquisa sobre acesso à justiça, bem como o desenvolvimento de estratégia de colaboração sobre o tema e aprimoramento desses indicadores.

O desafio atual SRJ é implementar políticas públicas e ações para democratizar o acesso à Justiça no país. Com esse objetivo, a Secretaria vem trabalhando em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) no aperfeiçoamento de indicadores nacionais, considerando as especificidades de cada estado brasileiro.

Para compreender os gargalos do acesso à justiça é imprescindível a realização de estudos e diagnósticos sobre o tema, que nos últimos anos vêm crescendo no Brasil tanto pelo interesse do Poder Público como pelo esforço da academia brasileira em aprofundar essas reflexões.

“Quando promovemos o acesso à Justiça, colaboramos com a garantia de direitos para a população mais vulnerável. Essa é condição essencial para o exercício da cidadania”, enfatizou o secretário da Reforma do Judiciário, Flávio Caetano.

A discussão sobre produção de dados e formulação de indicadores têm ainda importante relação com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, que serão pactuados internacionalmente, no âmbito das Nações Unidas, ainda este ano.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928