Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SNJ e Febraban realizam curso de combate à lavagem de dinheiro

SNJ e Febraban realizam curso de combate à lavagem de dinheiro

por publicado: 24/04/2014 17h57 última modificação: 24/04/2014 17h57

Brasília, 24/4/14 – A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) promove, nos dias 24 e 25 de abril, em São Paulo, o Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

 “A capacitação do setor bancário é de fundamental importância para se prevenir e combater a lavagem de dinheiro, pois muitas operações bancárias são realizadas na tentativa de ocultar ou dar aparência lícita a ativos de origem criminosa”, explica o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão.

 O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ) coordena o curso, que integra o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) do MJ. Com um total de 12 horas, a programação contempla palestras, debates e casos práticos. Participam do curso 50 servidores e convidados.

Criado em 2004, o PNLD é uma iniciativa originada na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) e já capacitou mais de 12 mil agentes públicos.

“O foco do curso é a troca de experiências e metodologias entre os diversos agentes do estado que colaboram para a prevenção e combate da corrupção e da lavagem de dinheiro. Isso faz com que o curso tenha grande aplicabilidade e de fato proporcione maior efetividade no combate a esses crimes”, ressalta Ricardo Saadi, diretor do DRCI/SNJ.

Diversos órgãos, como Escola de Magistratura Federal, ministérios públicos, polícias civis, Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Banco Central e Controladoria Geral da União (CGU) já participaram e colaboram com a iniciativa.

Para mais informações, contate: drci@mj.gov.br.  

 Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315