Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Filme produzido com acervo das agências de repressão da ditadura será exibido em BH

Filme produzido com acervo das agências de repressão da ditadura será exibido em BH

por publicado: 24/02/2015 14h22 última modificação: 24/02/2015 14h32

Brasília, 24/2/15 – O filme Retratos de Identificação, um dos destaques do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (CA/MJ), será exibido em Belo Horizonte (MG) nesta quinta-feira (26). A exibição será a partir das 20h, no CREA Cultural do Bairro de Lourdes, situado no número 1.600 da Avenida Álvares Cabral, em Santo Agostinho.

Dirigido pela professora Anita Leandro, Retratos de Identificação é o primeiro filme brasileiro construído a partir dos acervos fotográficos das agências de repressão da ditadura que governou o país entre 1964 e 1985.

Após a exibição, haverá um debate com a professora Anita Leandro e o conselheiro da Comissão de Anistia e secretário de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, Nilmário Miranda, sobre a Justiça de Transição e a importância das ações de memória histórica para a democracia.

Leia também: Sessões da Comissão de Anistia começam nesta quinta-feira (26) em Brasília

Pesquisa
Fruto de quatro anos de pesquisa nos acervos do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) da Guanabara, do Serviço Nacional de Informações (SNI) e do Superior Tribunal Militar, o documentário reúne fotografias e documentos relacionados à prisão, exames de corpo de delito, necropsia e exílio de quatro guerrilheiros.

No filme, dois dos ex-guerrilheiros ainda vivos, Antônio Roberto Espinosa e Reinaldo Guarany, deparam-se, pela primeira vez, com fotografias tiradas no momento de suas prisões e exílios, e falam da morte de seus companheiros: Chael Schreier, assassinado sob tortura, Maria Auxiliadora Lara Barcellos, vítima da tortura e do exílio que acabou cometendo suicídio em Berlim, na Alemanha.

Desta forma, o passado retorna com as histórias de crimes ainda impunes.

Após a exibição do filme, finalizado no âmbito do projeto Marcas da Memória por intermédio de uma parceria entre a Comissão de Anistia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), haverá um debate com o público sobre temas ligados à Justiça de Transição e a importância das ações de memória histórica na consolidação da democracia brasileira.

Serviço
Exibição e Debate sobre o Retratos de Identificação
Quinta-feira, dia 26 de fevereiro, às 20h00
CREA Cultural de Belo Horizonte
Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho

Retratos de Identificação (2014, RJ: Brasil)
Direção Anita Leandro
Documentário, Cor, Digital, 72 min
Recomendado para maiores de 14 anos

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928