Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional apresenta tropa para eventos-teste dos Jogos Rio 2016

Força Nacional apresenta tropa para eventos-teste dos Jogos Rio 2016

por publicado: 12/02/2016 19h01 última modificação: 14/03/2016 08h47
Primeiro desafio para a segurança das Olimpíadas começa dia 19, com o Mundial de Saltos Ornamentais

Brasília, 12/2/16 – A secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca Miki, participa neste domingo (14), às 8h, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ), da solenidade de apronto operacional da Força Nacional para os Jogos Rio 2016. Trata-se da apresentação oficial de 280 profissionais que vão participar de três grandes eventos-teste para as Olimpíadas e Paralimpíadas deste ano.

A Força Nacional vai garantir a segurança nas instalações de alojamento e competições olímpicas, que terão início no dia 5 de agosto. Até lá, os primeiros desafios da Força Nacional são três eventos-teste: o Campeonato Mundial de Saltos Ornamentais (19 a 24 fevereiro), o Qualificatório Final de Ginástica (16 a 24 de abril) e o Aberto Internacional de Atletismo Paralímpico (17 a 21 de maio).

No primeiro evento, de Saltos Ornamentais, os integrantes da Força Nacional vão garantir a segurança do público, dos atletas e das instalações do Parque Maria Lenk, como última fase da preparação para os Jogos Rio 2016. O restante do efetivo chegará à capital fluminense aos poucos, até as semanas que antecedem a cerimônia de abertura das Olimpíadas e ficam até o fim das Paralimpíadas, em setembro.

Cooperação
A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal. "Deveremos utilizar cerca de 9,6 mil profissionais para garantir a segurança do público nas instalações dos Jogos neste ano", anuncia a secretária Regina De Luca Miki.

A Força Nacional já participou da segurança de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Jogos Pan-Americanos 2007. Atualmente, são desenvolvidas 43 operações em apoio à segurança pública em 14 estados e Distrito Federal, dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, de investigações e de perícias em áreas críticas, ações de defesa civil, entre outras atividades.

O Ministério da Justiça desenvolve outras ações mais amplas e fundamentais para os Jogos Rio 2016, através da Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (Sesge/MJ). Combate ao terrorismo, reforço em fronteiras e cooperação internacional são bases do trabalho do governo para garantir tranquilidade nas Olimpíadas e Paralimpíadas.


Serviço
Evento: Apresentação da Força Nacional para eventos-teste dos Jogos Rio 2016
Local: Parque Olímpico da Barra, em frente a Arena Carioca I, entrada pelo Portão 7
Hora: 8h
Data: 14/02/16



Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928