Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional completa 10 anos

Força Nacional completa 10 anos

por publicado: 28/11/2014 13h38 última modificação: 28/11/2014 13h38
Com o lema “Preparados para Tudo”, organização foi inspirada no modelo da ONU de intervenção de paz

 

Brasília, 28/11/14 – A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) completa 10 anos neste sábado (29 de novembro). Inspirada no modelo da Organização das Nações Unidas (ONU) de intervenção de paz para a resolução de conflitos, a FNSP consolida em uma década de existência o seu lema: “Preparados para Tudo”. Assim, ela representa uma resposta do governo federal com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança.

A Força Nacional é um departamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), concebida como um Programa de Cooperação Federativa, que se desenvolve a partir de convênios entre a União e entes federativos. É composta por integrantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia e Polícia Civil nos estados e que atuam de forma integrada em diversas operações.

Programação especial
Em comemoração à primeira década de atuação da Força Nacional, será desenvolvida uma programação cujas atividades vão relatar a prestação de serviço das equipes da FNSP em todo o Brasil.  

No dia 28 de novembro, será realizada uma solenidade a partir das 19h no salão negro do Ministério da Justiça, com entrega de medalhas para personalidades que marcaram a história dos dez anos e o desenvolvimento da Força Nacional.

Após as homenagens, o Ministério da Justiça apresentará uma exposição fotográfica com imagens marcantes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A mostra será baseada na história de ações de policiais militares, peritos, bombeiros e policiais civis que passaram pelo Departamento. A exposição segue até a sexta-feira, dia 5 de dezembro. 

Ainda no dia 28, os integrantes da Força Nacional realizam uma grande solenidade militar no estacionamento do Ministério da Justiça, com início previsto para 20h, logo após a abertura da exposição fotográfica. Em paralelo, será realizada uma exposição de equipamentos e objetos da FN no mesmo estacionamento e estará disponível para a população nos dias 29 e 30.

Integração
O trabalho da Força Nacional é pautado na colaboração entre os estados e o Distrito Federal. A cooperação é implementada para realizar operações conjuntas de segurança pública, transferir recursos aos estados e desenvolver atividades de capacitação e qualificação de profissionais de segurança pública.

O efetivo mobilizado da Força Nacional, além do comando, situado em Brasília, está hoje distribuído em operações nos seguintes estados: Goiás, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Maranhão, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Roraima, Sergipe, Rio de Janeiro e no Distrito Federal, totalizando mais de mil profissionais.

As atribuições da FNSP não se resumem à atuação em policiamento ostensivo, mas também no combate aos crimes ambientais, ações de polícia sobre grandes impactos ambientais negativos, realização de bloqueios em rodovias, atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, ações de defesa civil em caso de desastres e catástrofes, ações de polícia judiciária e perícias.

As especificidades da atuação da Força Nacional de Segurança Pública continuam se ampliando para atender demandas de policiamento em fronteiras, em grandes eventos, em unidades prisionais, como também em conflitos agrários e indígenas, e proteção de pessoas ameaçadas.

 

Serviço
Aniversário de 10 anos da Força Nacional de Segurança Pública
Data: 28/11/14
Local: Ministério da Justiça
Horário: 19h – Solenidade de entrega medalhas e abertura de exposição fotográfica
                 20h – Solenidade militar no estacionamento com exposição equipamentos

                       

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315