Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional está apta a atuar em qualquer segmento da segurança pública

General

Força Nacional está apta a atuar em qualquer segmento da segurança pública

por publicado: 11/03/2014 16h34 última modificação: 11/03/2014 16h34

Brasília, 11/3/14 – A secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), Regina Miki, divulgou, nesta terça-feira (11), o Boletim 2013 do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP). O relatório descreve e mensura resultados das 59 operações realizadas ao longo do ano passado em 18 estados e no Distrito Federal.

Confira o arquivo do Boletim
Confira fotos da coletiva
Confira
o áudio da coletiva

Entre as ações relatadas no documento, Miki destacou o trabalho da Força Nacional nas fronteiras, com o meio ambiente e, principalmente, nos grandes eventos, como a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações e o Pan-Americano.Segundo a secretária, a Força Nacional está apta para atuar em qualquer segmento da segurança pública no Brasil.

No caso da atuação em presídios, a secretária reforçou que só acontece em situações de crise. "A Força Nacional atua com contingência para apoiar a policia local", afirmou.

Boletim 2013
Regina Miki explicou que o Boletim 2013 é uma apresentação dos dados sobre contextualização, planejamento, execução operacional, emprego de efetivo, produtividade, treinamento e capacitação.

“Fizemos um balanço sobre as diversas atuações da Força Nacional nos diversos estados do Brasil e atuando também em apoio aos órgãos de segurança pública federais e estaduais. Além disso, em às Forças Armadas na fronteira”, destacou.

Atualmente, 1,2 mil profissionais da Força Nacional estão presentes em 16 estados e 30 operações diferentes, que contam com profissionais, viaturas, instalações, unidades de treinamento, equipamentos e armamentos de acordo com o perfil de cada operação.

Operações
Sobre os números apresentados, a secretária lembrou que eles são apenas um reflexo do trabalho principal do DFNSP, que é prestar apoio em segurança pública aos entes federativos.

O Boletim 2013 destaca as 59 operações da Força Nacional. Dessas, 30 foram iniciadas em 2013 e ainda estão em andamento em 2014. Outras 29 foram encerradas em 2013, tendo início no mesmo ano ou em anos anteriores. Cada item traz um resumo da operação, informando o ente federativo que solicitou o apoio da Senasp/MJ, por meio da Força Nacional.

As operações são de diversos tipos: patrulhamento de fronteiras; policiamento ostensivo; combate a crimes ambientais; policiamento em áreas indígenas; segurança em grandes eventos; proteção a pessoas ameaçadas; apoio aéreo; apoio em investigação de crimes; segurança em penitenciária e apoio a desastres climáticos e ambientais.

Por Allan de Carvalho
Ministério da Justiça
Primeiro lugar nas redes sociais
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315