Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional estende atuação na Terra Indígena Apyterewa

Destaque

Força Nacional estende atuação na Terra Indígena Apyterewa

por publicado: 25/05/2016 18h06 última modificação: 25/05/2016 18h06

Brasília, 25/05/16 - O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, prorrogou por 15 dias a atuação da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à desocupação da Terra Indígena Apyterewa, no município de São Félix do Xingu (PA). Conforme portaria ministerial, publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União, a operação visa garantir a segurança das pessoas e do patrimônio, em apoio aos órgãos federais envolvidos.

 Os trabalhos de desocupação ocorrem em cumprimento à determinação judicial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A ação é promovida em coordenação conjunta entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e o Departamento de Polícia Federal (DPF).

 A Força

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania (Senasp/MJ), a Força Nacional é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal. Ela é formada por profissionais das polícias militares, polícias civis, corpos de bombeiros e órgãos de perícia forense.

A Força Nacional desenvolve atualmente 37 operações em apoio à segurança pública em 13 estados e no Distrito Federal, incluindo a que se realiza no Pará. São operações das mais diversas: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil entre outras.

Íntegra da portaria: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=33&data=25/05/2016

   

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315