Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Saldo positivo de operações e atuação nos Jogos 2016 marcam o ano da Força Nacional

Destaque

Saldo positivo de operações e atuação nos Jogos 2016 marcam o ano da Força Nacional

por publicado: 23/12/2016 11h25 última modificação: 27/12/2016 12h40
Corporação também atuou em quatros estados pela Estratégia Nacional de Segurança na Fronteiras e realizou capacitação de mais de 4,2 mil agentes

Brasília, 23/12/16 – A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), corporação ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania (Senasp/MJC), fecha 2016 com saldo positivo das operações. A grande ação do ano foi a atuação nos Jogos Rio 2016 e abertura do edital que irá convocar policiais inativos para fortalecer a corporação.  

Com o lema “Preparados para tudo”, a FNSP é um programa de cooperação entre os estados e a União. Tem o objetivo de executar, por meio de convênios, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à incolumidade das pessoas e do patrimônio, atuando também em situações de emergência e calamidades públicas. 

Criada em 2004, é inspirada no modelo da Organização das Nações Unidas (ONU) de intervenção de paz para a resolução de conflitos. É composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e profissionais de perícia dos estados e Distrito Federal. 

Força Nacional

Olimpíadas e Paralímpiadas em 2016
A FNSP planejou e realizou o revezamento da Tocha Olímpica e Paralímpica. Para os Jogos Rio 2016, foram mobilizados cerca de 8 mil profissionais de segurança pública para realizar a segurança das 50 instalações olímpicas e para operar o Mag & Bag (revista magnética de bolsas por meio do raio-X).

A atuação da corporação foi considerada exitosa, sem ocorrência de nenhum incidente provocado pela corporação.

A morte do soldado Hélio Vieira de Andrade, baleado durante ataque a um carro da corporação no complexo de favelas da Maré, trouxe tristeza para todos da Força Nacional. Em cerimônia solene realizada em novembro, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o secretário nacional de Segurança Pública (Senasp), Celso Perioli, e o então diretor da Força Nacional, coronel Alexandre Aragon, entregaram a Medalha Mérito da Força Nacional Luís Pedro de Souza Gomes post mortem à mãe de Vieira,  dona Martinha Vieira de Andrade (foto)

Força Nacional

Ministério da Justiça e Cidadania homenageia profissionais da Força Nacional

Edital de convocação para inativos
No dia 22 de novembro, o Ministério da Justiça e Cidadania abriu processo seletivo para mobilização de militares estaduais inativos pela Força Nacional. O ato é voluntário e se baseia nos termos da Medida Provisória nº. 737 de 06 de julho de 2016. 

Para participar da seleção, entre outras condições, o militar deve ter passado para a inatividade, exclusivamente por tempo de serviço, há menos de cinco anos e, no mínimo, no comportamento "bom"; não ter sido condenado e não estar respondendo a processo por crime comum, militar ou eleitoral; não estar, na instituição de origem, respondendo a processo administrativo e não ter sido punido por infração disciplinar de natureza grave nos últimos cinco anos de serviço; possuir, no mínimo, cinco anos de experiência em atividade operacional de polícia ostensiva e preservação da ordem pública ou de bombeiro militar, inclusive defesa civil. Para acessar o edital, clique aqui

Segurança nas Fronteiras em 2016
A corporação atuou em quatro estados nas operações da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). Também participou de operações conjuntas (Operação Ágata). Foram realizadas apreensões de armas, drogas, objetos ilícitos oriundos de contrabando e descaminho e prisão de pessoas. 

Operações
Ao longo do ano foram executadas 40 operações. A maioria delas já se encerrou. No momento estão em curso operações no Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará.

Capacitações
A Força Nacional capacitou 4.222 homens em 2016. Bombeiros, peritos, policiais militares e civis participaram de diversos tipos de cursos de alto nível, inclusive com instrutores vindos de outros países. 

Força

 


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg