Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional possui 10,6 mil integrantes prontos para missões

General

Força Nacional possui 10,6 mil integrantes prontos para missões

por publicado: 20/02/2014 16h41 última modificação: 21/02/2014 11h06
Além da segurança em grandes eventos, a FN atua em patrulhamento de fronteiras, enfrentamento a crimes ambientais, proteção a pessoas ameaçadas entre outros

Além da segurança em grandes eventos, como a Copa das Confederações de 2013 e os Jogos Pan-Americanos de 2007, a Força Nacional de Segurança Pública atuou recentemente em ações das mais diversas e complexas. Entram na relação missões de patrulhamento de fronteiras, enfrentamento a crimes ambientais, proteção a pessoas ameaçadas, apoio aéreo a operações, investigação de crimes, atividades periciais e atuação em desastres.

 A Força Nacional foi criada em 2004 pelo Governo Federal no âmbito da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), num esforço conjunto dos Estados e da União. O órgão tem como função atuar em apoio, quando solicitado, aos órgãos de segurança federais e das 27 unidades federativas.

 O efetivo é formado por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos de todo o país, homens e mulheres. Todos são selecionados e capacitados em instruções de nivelamento que seguem padrões de atuação de forças de paz da Organização das Nações Unidas.

 Em nove anos de existência, a Força Nacional de Segurança Pública qualificou 18 mil profissionais de todo o país, tendo hoje 10.600 deles aptos a serem mobilizados para apoio aos mais diversos tipos de operações em segurança pública, em qualquer ponto do território nacional.

Agência MJ de Notícias

(61) 2025-3135/3315

acs@mj.gov.br

www.justica.gov.br