Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Forças de segurança discutem combate à intolerância esportiva durante a Copa

General

Forças de segurança discutem combate à intolerância esportiva durante a Copa

por publicado: 02/04/2014 16h09 última modificação: 02/04/2014 16h09
Equipes das Polícias Militar e Civil do Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais estão reunidas em Brasília para trocarem experiências e planejarem ações para o Mundial 2014

Brasília, 2/4/14 – Com o propósito de promover a troca de informações sobre as boas práticas em segurança pública para eventos esportivos, com grande concentração de público, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (SESGE/MJ) realiza, esta semana, o curso de Medidas de Inteligência e Combate à Intolerância Esportiva.

A primeira turma tem a participação de profissionais das Polícias Militar e Civil e Secretaria de Segurança Pública dos Estados do Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso e Minas Gerais. Participam, também, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional. As aulas acontecem entre 31 de março a 4 de abril em Brasília.

Voltado para os profissionais de segurança pública dos estados-sede da Copa do Mundo, o curso tem o objetivo de promover a compreensão do exercício da atividade de segurança pública como prática da cidadania, da participação profissional, social e política num Estado Democrático de Direito, estimulando a adoção de atitudes de justiça, cooperação, respeito à lei, promoção humana e repúdio a qualquer forma de intolerância.

Para a Copa do Mundo 2014 a previsão é de que aproximadamente um milhão de turistas assistirão aos jogos nos estádios e participando dos eventos nas cidades-sede. Esse aumento da demanda faz com que o curso atenda à necessidade de integração das instituições de segurança pública, visando a produção de dados e conhecimentos necessários à tomada de decisões frente aos grandes eventos.

Entre os assuntos abordados no curso estão a padronização da atuação das forças de segurança em eventos de futebol, as experiências e perspectivas do juizado do torcedor e as iniciativas de controle da violência nos estádios. Os alunos ainda terão a possibilidade de uma visita ao Estádio Mané Garrincha onde farão a análise de riscos e de cenários na prática.

Também está sendo discutido no curso a estrutura e funcionamento das Torcidas Organizadas. Os participantes também estão discutindo o funcionamento do estatuto do torcedor, direitos e deveres das agremiações e a metodologia empregada pelo judiciário, sobre as medidas dos torcedores impedidos de entrarem nos estádios.

Informações da Sesge

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315