Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Funai e indígenas realizam evento durante a COP 22 sobre mudança climática

Destaque

Funai e indígenas realizam evento durante a COP 22 sobre mudança climática

por publicado: 11/11/2016 14h48 última modificação: 11/11/2016 14h56
Conferência das Partes (COP 22) da Convenção-Quadro das Nações Unidas acontece em Marrakech, no Marrocos. Representantes de mais de 190 países participam do evento

Brasília, 11/11/16 – Na última segunda-feira, 7 de novembro, teve início a 22ª Conferência das Partes (COP 22) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, na sigla em inglês), em Marrakech, no Marrocos. Representantes de mais de 190 países definirão, até o dia 18/11, os detalhes do acordo mundial que tem como desafio reduzir as emissões de gases de efeito estufa para frear o aquecimento do planeta. 

A Funai participa das discussões internacionais sobre mudanças climáticas e suas interfaces com os povos indígenas, desde a COP 16, em 2010, mas pela primeira vez terá um evento exclusivo na programação da Conferência. Um espaço montado pelo governo brasileiro divulga as políticas ambientais do país e as ações nacionais que têm sido realizadas para redução das emissões de gases de efeito estufa e para adaptação às mudanças climáticas. Esse espaço, chamado de Espaço Brasil e inaugurado no último dia 8, é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Agência Nacional de Águas (ANA). 

O evento da Funai, intitulado "A Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e algumas experiências dos povos indígenas do Brasil como estratégias de mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas", pretende destacar a PNGATI como importante marco legal para promover a proteção e a conservação de recursos renováveis em terras indígenas. A política contempla diretrizes e objetivos que contribuem para a mitigação e para a adaptação à mudança do clima bem como para a qualidade de vida dos povos indígenas. 

Além disso, o evento compartilhará algumas experiências dos povos indígenas do Brasil como estratégias para o enfrentamento aos efeitos da mudança do clima, como por exemplo, iniciativas de manejo do fogo com vistas à conservação dos recursos naturais e discussão de questões relacionadas à cultura indígena, às atividades produtivas sustentáveis e à temática de gênero, no contexto das mudanças climáticas. 

Leia a matéria completa no site da Funai

Funai

Foto: Mário Vilela/Funai

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg