Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ monitora Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul

MJ monitora Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul

por publicado: 04/03/2016 21h07 última modificação: 09/03/2016 14h58
Parceria dos governos federal e estadual visa apurar denúncias de ilícitos envolvendo o programa

Porto Alegre, 4/3/16 - O Ministério da Justiça e o Ministério das Cidades instalaram nesta sexta-feira (3), em Porto Alegre, mais um comitê do Grupo Executivo Interministerial do Minha Casa Minha Vida, criado em abril de 2014. O objetivo é fortalecer e integrar as ações de prevenção a condutas ilícitas no âmbito do programa habitacional no Rio Grande do Sul, como é feito em outros estados do país.

Regina De Luca Miki, titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), destacou que a parceria entre os diversos órgão envolvidos neste tipo de investigação é muito importante. “O grupo interministerial concentra as denúncias e promove o suporte de integração de dados e informações com os órgãos estaduais de segurança pública, responsáveis pela apuração dos delitos identificados", explica.

O acordo de cooperação com o Rio Grande do Sul, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil prevê que as polícias Civil e Federal atuem conjuntamente na investigação de denúncias de fraudes e de expulsão de famílias de imóveis populares no estado.

De acordo com a secretária Regina, os relatórios com denúncias envolvendo o programa habitacional e demais dados coletados são encaminhados aos órgãos competentes, em especial, as secretarias estaduais de Segurança Pública, para as providências cabíveis. "As polícias locais investigam os casos e identificam a quantidade de imóveis e vítimas em cada empreendimento", informou.

A secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, representou o Ministério das Cidades durante a reunião.

O secretário de Segurança Pública do RS, Wantuir Jacini, lembrou a relevância da ação para a comunidade. “Agindo dentro daquilo que compete à polícia, que é o enfrentamento à criminalidade, cumprimos o papel social de devolver às famílias os seus lares. Esta mobilização por parte da União é fundamental para a preservação do direito à moradia. Somos parceiros e iremos contribuir no que for necessário para o sucesso desta empreitada”, acrescentou.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928