Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inaugurada em São Paulo unidade de pronto atendimento em manifestações

General

Inaugurada em São Paulo unidade de pronto atendimento em manifestações

por publicado: 21/03/2014 00h00 última modificação: 27/03/2014 16h31

 

Brasília, 21/03/2014 – Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (21), em São Paulo (SP), o Centro de Pronto Atendimento Judiciário (Ceprajud), que terá por finalidade oferecer apoio aos grandes eventos ou períodos de situações excepcionais, além de evitar a sobrecarga nas delegacias de polícia do estado.

O Ceprajud irá oferecer estrutura adequada para instaurar inquéritos policiais, de forma rápida e eficaz, em casos de flagrantes por conta de depredações ou lesões provocadas por manifestantes, além de atender reclamações contra eventuais abusos de poder por parte da polícia.

A missão do Ceprajud é proteger os direitos fundamentais dos manifestantes, entre eles, o direito de ir e vir, como ressalta o Artigo 5º, Inciso XV, da Constituição Federal.

Compõem a equipe do centro o Poder Judiciário, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Defensoria Pública, as polícias Civil e Militar e as Secretarias de Justiça e Assistência Social.

O local possui um gabinete oficial, sala de audiência, Secretaria Judicial e salas para Promotoria de Justiça e Defensoria Pública. Há ainda salas destinadas a OAB, a Polícia Civil e Militar e serviços psicossocial. Toda a estrutura foi pensada para diminuir a onda de violência nas manifestações e atender as demandas da melhor forma possível durante os protestos.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br