Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para curso sobre conciliação e resolução

Destaque

Inscrições abertas para curso sobre conciliação e resolução

por publicado: 20/08/2014 14h55 última modificação: 20/08/2014 15h44
São 1,5 mil vagas para para gerentes, advogados e gestores de diversas áreas de empresas. Aulas são gratuitas e online

 

Brasília, 20/8/14 – Terminam no dia 26/8 as inscrições para o curso virtual “Noções Básicas de Conciliação e Resolução de Conflitos para Representantes de Empresas”.  Promovido pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM), o curso oferece 1,5 mil vagas para gerentes, advogados, prepostos e gestores de diversas áreas de empresas, organizações prestadoras de serviços ou de comercialização de produtos. As aulas na modalidade de ensino a distância acontecem de 15/9 a 19/10.

Os alunos vão aprender técnicas de comunicação que permitam o atendimento de qualidade, atitudes construtivas que podem ser adotadas para se obter um acordo, além de receberem os fundamentos sobre como ajudar na construção de um ambiente propício à negociação produtiva e eficaz. A carga horária é de 30 horas.

As inscrições podem ser feitas na página da ENAM. Clique e acesse.

A confirmação será realizada de acordo com os critérios de seleção estabelecidos no edital publicado no site. Os representantes de instituições e órgãos públicos que firmaram acordo de cooperação com o Ministério da Justiça, por meio da Estratégia Nacional de Não Judicialização (ENAJUD), terão prioridade entre o público-alvo. O curso é gratuito e os participantes serão certificados. Mais informações por meio do endereço eletrônico: enam@mj.gov.br

Conteúdo programático

Módulo I - Panorama da autocomposição no Brasil Análise do conflito (conceito, causas, funções, espiral).
Autocomposição e Heterocomposição (conceitos, diferenças e semelhanças) Conciliação (participantes, objetivos, vantagens, características, procedimento judicial e extrajudicial)

Módulo II - Análise do Conflito
Políticas públicas de estímulo à autocomposição.
Utilização da autocomposição pelas empresas.
A importância do representante na condução dos processos autocompositivos

Módulo III - Fundamentos de negociação para representantes de empresas Conceitos Abordagens (objetivos, comportamentos, resultados)
- Negociação baseada em posições
- Negociação baseada em interesses
- Dinâmica e ciclo de negociação
Negociação por princípios
- Separe as pessoas dos problemas
- Concentre-se nos interesses, não nas posições
- Gere opções de ganhos mútuos
- Apresente critérios objetivos
- Melhor Alternativa ao Acordo Negociado (MAANA)

Módulo IV - Ferramentas e Técnicas de Conciliação para Representantes de Empresas Rapport (conceito, importância, como estabelecer) Escuta ativa (conceito, importância, como fazer) Validação de sentimentos (conceito, importância, como fazer) Comunicação (polarizadora x conciliatória) Declaração de abertura do preposto (conteúdo, como fazer) Pedido de desculpas (conteúdo, como fazer) Apresentação eficiente de propostas.
Comunicação sobre a impossibilidade das propostas.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315