Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integração entre as forças de segurança é prioridade do ‘Brasil Mais Seguro’ em Sergipe

General

Integração entre as forças de segurança é prioridade do ‘Brasil Mais Seguro’ em Sergipe

por publicado: 27/09/2013 19h29 última modificação: 21/02/2014 14h24
O Ministério da Justiça irá investir, até o final de 2014, R$ 57,5 milhões em medidas de redução da criminalidade violenta e combate à impunidade em Sergipe.

O Ministério da Justiça irá investir, até o final de 2014, R$ 57,5 milhões em medidas de redução da criminalidade violenta e combate à impunidade em Sergipe, tanto na capital e quanto nos municípios do interior com maiores índices criminais. Segundo o ministro José Eduardo Cardozo, a integração é o processo chave no combate da violência no país. "Cabe também ao Poderes Judiciário, Legislativo e Min Público a participação nesta frente de trabalho", disse.

"Eu tenho um sonho: fazer com que pelo menos um estado chegue ao patamar de menos de 10 homicídios a cada 100 mil habitantes, que é o padrão internacional da ONU”, falou o ministro Cardozo. Para isso, haverá o investimento será para o fortalecimento da Polícia Civil, Perícia, Inteligência de Segurança Pública, policiamento ostensivo de proximidade, aperfeiçoamento tecnológico e ações de prevenção, capacitação e valorização profissional. A matriz de responsabilidades com a definição de ações para implementação do Programa ‘Brasil Mais Seguro’ no território sergipano foi assinada entre o Ministério da Justiça e o Governo de Sergipe nesta sexta-feira (27), em Aracaju.

 

                         

 

Em Sergipe, o Brasil Mais Seguro apoiará o reaparelhamento da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa de Aracaju; a criação dos núcleos regionais de homicídios nas delegacias regionais de Itabaiana, Lagarto, Estância, Propriá, Maruim e Nossa Senhora do Socorro; o fortalecimento da Delegacia de Narcóticos (Denarc) da capital e a criação de núcleos regionais de enfrentamento às drogas.

A parceria possibilitará também o aperfeiçoamento dos Grupos Táticos da Polícia Civil e a confecção de manual com padrões de procedimentos para os profissionais, ficando o governo estadual responsável por aumentar o efetivo da Polícia Civil e da Perícia. No que diz respeito à área pericial, os investimentos serão voltados ao aparelhamento das unidades da capital e do interior; confecção de manuais de procedimentos e criação de uma Força-tarefa de Auxílio à Perícia, para atuar nas atividades de balística e local de crime.

No plano de trabalho para implementação do programa em Sergipe, constam ações como a implantação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp); aquisição de sistema de radiocomunicação digital para todas as forças de segurança pública; aporte de recursos para aquisição de computadores para os batalhões da Polícia Militar localizados no interior do estado; fortalecimento da Agência de Inteligência do Estado e implantação de Núcleos Regionais de Inteligência e Laboratório de Tecnologia Contra à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Sergipe aderiu ao Brasil Mais Seguro em 19 de julho deste ano. O programa já está sendo implementado nos Estados de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A região Nordeste está sendo priorizado por registrar os maiores índices de aumento dos crimes de homicídios no país. Sergipe ocupa a 10ª posição no ranking nacional dos estados com maior número de crimes violentos letais intencionais, com um índice de 35,4 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Crédito da foto: Victor Ribeiro / ASN


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br