Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jogos testes marcam preparativos para segurança na Copa do Mundo 2014

General

Jogos testes marcam preparativos para segurança na Copa do Mundo 2014

por publicado: 03/04/2014 11h51 última modificação: 03/04/2014 11h51
Partidas pelas finais dos campeonatos regionais, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro servirão para testar segurança, transporte, competição, voluntários, iluminação, som e limpeza. Primeiro jogo será em Cuiabá, na arena Pantanal.

Brasília, 2/4/14 – Começa nesta quarta-feira (2) a série de exercícios preparatórios nos estádios que serão utilizados durante a Copa do Mundo 2014. Jogos pelas finais de campeonatos regionais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro servirão para testar os preparativos para o evento.

Apesar de alguns estádios do mundial já estarem sendo utilizados, durante os testes será possível verificar questões como segurança, transporte, competição, voluntários, ajuste de iluminação e som e limpeza.

O primeiro jogo será nesta quarta-feira (2) entre Mixto e Santos pela Copa do Brasil, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Para a partida, o acesso ao estádio será restrito a torcedores e a moradores do bairro.  Veículos serão cadastrados, respeitando um perímetro de segurança de segurança nos moldes ao que será utilizado na Copa do Mundo. Além disso, o deslocamento das delegações e autoridades será feito de acordo com o planejamento para os dias de jogos do mundial. 

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) vai participar dos eventos, avaliando e orientando as ações implementadas a fim de aprimorar a atuação das forças de segurança para a Copa do Mundo.

Durante todos os eventos a segurança pública utilizará os equipamentos adquiridos pela Sesge para a Copa do Mundo, como o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) e a Plataforma de Observação Elevada, que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, videomonitoramento e plataforma integrada de inteligência para gestão de eventos. Essa tecnologia já está em uso permanente nos Estados e fazem parte do legado dos Grandes Eventos.

Outros Eventos
Na quinta-feira (4), o evento teste será em Manaus. A Arena do Amazonas receberá a partida Resende e Vasco pela Copa do Brasil. Será avaliado o funcionamento dos setores de que serão operados nos moldes da Copa do Mundo.

Outros eventos teste da Copa do Mundo já confirmados são Luverdense e Vasco, dia 26 de abril, na Arena Pantanal, e 3 de maio, América e ABC, na Arena das Dunas, em Natal.

O teste no Beira-Rio está previsto para o dia 10, com Inter e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Uma semana depois, Corinthians e Figueirense em São Paulo. O duelo entre Goiás e Botafogo, pela 5ª rodada do Brasileirão, servirá de teste para o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) no dia 18 de maio. Outras datas estão sendo confirmadas.

 

Informaçõe da Sesge
(61) 2025-2020/2022

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315