Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Justiça e Saúde iniciam programa de prevenção às drogas nas escolas

Justiça e Saúde iniciam programa de prevenção às drogas nas escolas

por publicado: 04/08/2015 16h05 última modificação: 04/08/2015 16h05
O treinamento de profissionais da rede pública de ensino começou em julho

Brasília, 4/8/15 - O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJ), e o Ministério da Saúde realizam a formação de profissionais da rede pública de ensino para implantação do programa de prevenção ao uso de drogas nas escolas "Fortalecendo famílias". Na última semana de julho, em parceria com 11 municípios do Estado do Ceará, a Senad, o Ministério da Saúde e a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Ceará iniciaram o treinamento.

O público-alvo da formação foram os profissionais da saúde, educação e assistência social. Esses profissionais aplicaram o programa para famílias com jovens de 10 a 14 anos. Os principais objetivos são criar um espaço de reflexão no qual famílias e filhos possam construir e desenvolver maneiras eficazes de comunicação e relacionamento, visando ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio do desenvolvimento de habilidades sociais.

O programa também acontece em parceria com a Fiocruz, e foi desenvolvido por meio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC). Inicialmente, foi utilizado na Inglaterra.

Jogo Elos - A partir desta terça-feira (4), a formação terá continuidade, mas desta vez com a participação dos profissionais de saúde e educação. Essa parte da formação recebe o nome de "Jogo Elos", e será aplicada em crianças de 6 a 10 anos matriculadas no 1° e 2º anos do ensino Fundamental I. O "Jogo Elos" pretende contribuir para a produção de um ambiente harmônico na escola, que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores.

Nos dia 4 e 18 de agosto, serão formados os profissionais dos municípios de Juazeiro do Norte, Barbalha, Iguatu, Crateús e Quixeramobim. Nos dias 5 e 19, a formação será para os municípios de Camocim, Tianguá, Sobral, Aracati e Caucaia.

Serviço

Treinamento Jogo Elos

Local: Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas do Ceará (SPD)

Endereço: Rua Oto de Alencar, 193, Jacareacanga.

Horário: das 8h às 17h. 

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/ 3315/ 9962