Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Legado da Copa garante segurança do Réveillon em diversas capitais

Legado da Copa garante segurança do Réveillon em diversas capitais

por publicado: 30/12/2015 18h21 última modificação: 14/03/2016 08h57

Brasília, 30/12/15 - A segurança das festas de virada de ano de diversas cidades brasileiras contará com o apoio de equipamentos que foram adquiridos para a Copa do Mundo do ano passado. Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Ceará, Pernambuco e o Rio de Janeiro empregarão Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCM), além de Plataformas de Observação Elevada (POE) e Imageadores Aéreos.

Esses equipamentos foram comprados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça (SESGE/MJ), e doados aos 12 estados que sediaram jogos da Copa do Mundo de 2014, com a premissa de que fossem empregados posteriormente no cotidiano da segurança pública, constituindo um importante legado para a população.

“O uso desses equipamentos consolida e confirma uma política implementada pelo Ministério da Justiça, que desde o início teve como maior objetivo transformar a segurança pública, garantindo a segurança dos grandes eventos e deixando um legado material importante, e fundamentalmente que todos esses investimentos fossem úteis para o dia a dia da segurança pública, o que vem sendo demonstrado com a utilização desses equipamentos agora. Além do legado material, o importante é destacar que a integração das instituições de segurança nessas ações cotidianas de segurança pública, que é o maior legado que fica dos grandes eventos”, sustenta o secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues.

No Rio Grande do Sul, serão empregados os CICCM e as POEs no litoral, em especial nos municípios de Torres e Tramandaí. Todos as outras cidades utilizarão os CICC Regional nas principais atividades de virada de ano. Bahia e Pernambuco usarão os imageadores aéreos, acoplados em helicópteros. Já o Rio de Janeiro utilizará os CICCMs em Ipanema e Copacabana, com apoio dos imageadores aéreos, que também atuarão na zona oeste e região dos lagos. Os CICCs também serão o coração da segurança em Amazonas, Ceará e Distrito Federal.

sesge1.jpg

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Centro Integrado de Comando e Controle Móvel

Imageador Aéreo

Imageador Aéreo

Centro Integrado de Comando e Controle

Centro Integrado de Comando e Controle

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928