Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Marcas da Memória têm últimas sessões em SC

Marcas da Memória têm últimas sessões em SC

por publicado: 09/04/2015 16h26 última modificação: 09/04/2015 16h42
Projeto do Ministério da Justiça traz documentários sobre a ditadura militar no Brasil. Os participantes recebem certificado

Brasília, 09/04/2015 – Os documentários “Eu me lembro” e “Anistia 30 anos” fecham a programação do projeto Marcas da Memória em Santa Catarina, nesta quinta-feira (9). As exibições serão realizadas na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) -  campus de Palhoça e Tubarão, respectivamente. Os participantes recebem certificado.

Os filmes

O curta metragem “Anistia 30 anos” foi realizado para marcar as três décadas da Lei da Anistia. Com entrevistas, documentos e imagens de arquivo, o documentário aborda desde o Ato Institucional N° 5, a luta pela Anistia, a volta dos exilados; e o retorno do país à democracia com as Diretas Já e a Constituinte. As Caravanas da Comissão de Anistia também são retratadas. 30 Anos da Anistia é um filme essencial para a análise do período mais sombrio da história do país até os dias de hoje.

 Já o documentário “Eu me lembro” aborda a história dos Anos de Chumbo no Brasil a partir dos depoimentos dos perseguidos políticos pela ditadura, e traz para o debate público o tema do direito à memória, verdade e justiça. O documentário acompanha a trajetória da Comissão da Anistia na implantação do conceito de "Justiça de Transição” no atual momento de reconstrução democrática.

O filme esclarece também o conceito de "reparação", quando cabe ao Estado brasileiro, numa experiência única e inédita mundialmente, o papel de pedir desculpas a todas as pessoas que sofreram algum tipo de perseguição seja no trabalho, seja por exercer oposição ao regime militar. “Eu Me Lembro” mostra ainda o processo de anistia de diversos perseguidos pelo regime de exceção, como Carlos Marighela, Glauber Rocha e José Celso Martinez Correa.

Marcas da Memória

Desde 2008, o projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça reúne depoimentos e informações com o objetivo de estimular iniciativas culturais que permitem o resgate histórico da ditadura militar no Brasil (entre os anos de 1964 e 1985). Uma das principais ações do Marcas da Memória é o incentivo, por meio de editais, à produção de documentários cinematográficos. Dessa forma, há a descentralização do processo de fomento à memória histórica sobre as violações aos direitos humanos e de cidadania.

 Programação

Campus Tubarão 

Documentário: “Eu me lembro”
9/4 - Quinta-feira
Das 19h15min às 22h | Auditório do Bloco C

Campus Grande Florianópolis

Documentário: “Anistia 30 Anos”
9/4 - Quinta-feira
Das 19h15min às 22h | Auditório 211, Bloco Pedagógico

 

 Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr 
www.justica.gov.br 
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315