Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mediação é solução mais eficiente para conflitos fundiários, apontam pesquisas

General

Mediação é solução mais eficiente para conflitos fundiários, apontam pesquisas

por publicado: 19/02/2014 14h54 última modificação: 21/02/2014 13h14
Estudos analisam como é possível resolver problemas fundiários além das formas tradicionais. Secretário da Reforma do Judiciário, Flávio Caetano (ao centro), falou sobre a necessidade de mudar a cultura do litígio e trazer à tona a mediação

O Centro de Estudos sobre o Sistema de Justiça (Cejus) da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ/MJ) divulgou, na manhã desta quarta-feira (19), duas pesquisas inéditas sobre conflitos fundiários. Tratam-se de estudos de casos emblemáticos de conflitos de terras em áreas urbanas e do campo. As publicações analisam como é possível resolver esses problemas além das formas tradicionais.

O secretário da Reforma do Judiciário, Flávio Caetano, falou sobre a necessidade de mudar a cultura do litígio e trazer à tona a mediação, que é mais eficiente para resolver os conflitos fundiários, segundo mostram as pesquisas. Ele ressaltou os três caminhos que estão em curso no país para mudar essa realidade.

O primeiro é o Projeto de Lei 406/2013, aprovado no Senado, que trata da mediação.

O segundo é a criação de um curso específico na Escola Nacional de Mediação. Intitulado “Resolução consensual de conflitos que envolvem políticas públicas”, o curso será direcionado a servidores de órgãos públicos que atuam em conflitos envolvendo questões fundiárias e a membros de organizações do terceiro setor que atuam com questões indígenas.

O terceiro é a criação do Cadastro Nacional de Mediadores, que já está em fase de elaboração numa parceria entre MJ e Secretaria-Geral da Presidência da República.

Sob coordenação do Cejus, as pesquisas foram feitas pelo Instituto Pólis e Terra de Direitos, e apresentadas durante o 1º Seminário Diálogos Sobre Justiça.

A íntegra das pesquisas estão disponíveis nos links abaixos:

1 - Atuação da Justiça nos Conflitos Fundiários Urbanos

2 - Soluções Alternativas para Conflitos Fundiários Agrários e Tradicionais.

Conduzido pelo secretário da SRJ, Flávio Caetano, o seminário teve como debatedores o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, e a subprocuradora-geral da República, Ela Wiecko, entre outros. O evento contou ainda com a participação de representantes de movimentos sociais.

 

Rosiene Assunção

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
imprensa@mj.gov.br
www.justica.gov.br