Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Médicos de aviação em segurança pública são capacitados para perícia

Destaque

Médicos de aviação em segurança pública são capacitados para perícia

por publicado: 01/04/2016 17h14 última modificação: 04/04/2016 16h07

Rio de Janeiro, 1º/04/16 - A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encerram nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, a capacitação de 27 médicos de Corpos de Bombeiros e de Polícias Civis, Militares e Rodoviária Federal. Os profissionais de saúde foram habilitados para a realização de perícias e exames médicos específicos para pilotos, tripulantes e operadores de equipamentos em órgãos de aviação de segurança pública.

"Examinadores médicos devem ter recebido formação em medicina aeronáutica, além de  treinamentos em intervalos regulares, para avaliar policiais e bombeiros que atuam em helicópteros e aeronaves de resgate e salvamento ou de patrulhamento e operações em segurança pública. Por isso, promovemos esse curso em parceria com a Anac para ampliar o quadro de especialistas nessa área, na esfera federal e nas instituições estaduais", justifica Regina De Luca Miki, secretária nacional de Segurança Pública do MJ.

Com uma carga horária de 33 horas/aula, e duração de cinco dias, a primeira turma do Curso Básico de Perícia Médica da Aviação Civil (CBPM) foi realizado na Unidade Regional da Anac no Centro do Rio. Foram capacitados integrantes da Polícia Rodoviária Federal e também das Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros do Distrito Federal, dos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Os 27 médicos receberam conhecimentos em medicina aeronáutica, nas temáticas: Aceleração; Aspectos Administrativos; Atmosfera; Avaliação Psicológica; Disbarismos e Hipóxia; Fundamentos Legislativos; Hematologia; Introdução ao Processo de Certificação Médica da Aviação Civil; Neurologia; Obstetrícia; Odontologia; Oftalmologia; Osteo-Articulares; Otorrinolaringologia; Principais Aspectos Psicológicos da Avaliação; Psiquiatria; Requisitos Cardiológicos; Requisitos Digestivos; Requisitos Endocrinológicos; Requisitos Nefrológicos e Urológicos; Requisitos Pneumológicos e Ruído, Vibração e Desorientação Espacial, além dos requisitos administrativos próprios para realização dos exames de saúde periciais do pessoal da Aviação de Segurança Pública.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928