Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Megaoperação de combate à pedofilia cumpre mandados em 24 estados

Destaque

Megaoperação de combate à pedofilia cumpre mandados em 24 estados

por publicado: 20/10/2017 11h30 última modificação: 20/10/2017 15h09
Operação deflagrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública dá cumprimento a mandados de busca e apreensão em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal

Brasília, 20/10/2017 – Numa das maiores ações do mundo em combate à pedofilia, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), deflagrou no início da manhã desta sexta-feira (20) a operação Luz na Infância, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O trabalho que resultou na operação durou seis meses e foi coordenado pela Diretoria de Inteligência (DINT) da Senasp, em conjunto com as agências de inteligência das secretarias estaduais de segurança pública e polícias civis. A ação envolve 1.100 policiais.

Os alvos da operação foram identificados através de um trabalho de cooperação mútua realizado em parceria entre a Diretoria de Inteligência da Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE).

Os trabalhos que resultaram na operação Luz na Infância vêm sendo feitas há seis meses e resultam do aprimoramento do trabalho de inteligência de segurança pública e atuação em modelo de força tarefa, que reúne em um mesmo ambiente de trabalho policiais com expertise e capacitação na repressão a esses tipos de crimes.

Estão envolvidos na operação o Ministério da Justiça e Segurança Pública – por meio da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Adidância da Polícia de Imigração e Alfandega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), agências de inteligência das secretarias de segurança e das polícias civis dos 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, delegacias especializadas de repressão aos crimes contra crianças e adolescentes e delegacias de repressão aos crimes cibernéticos.

Pedófilos geralmente são pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos.

Diante deste cenário, o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao qual está subordinada a Diretoria de Inteligência da Senasp, iniciou um trabalho de integração de todo o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, com a finalidade de reestruturar todas as Agências de Inteligência de Segurança Pública dos entes federados. Alcançando assim, a integração com otimização de recursos e eficiência nos resultados de repressão a organizações criminosas e criminalidade transfronteiriça.

Luz na Infância

A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A internet facilita esse tipo de conduta criminosa e, via de regra, os criminosos agem nas sombras e guetos da rede mundial de computadores.

Luz na Infância significa propiciar as crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, o resgate da dignidade, bem como, tirar esses criminosos da escuridão, para que sejam julgados à luz da Justiça.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg