Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça abre biênio de cursos na Paraíba

General

Ministério da Justiça abre biênio de cursos na Paraíba

por publicado: 14/10/2013 17h09 última modificação: 21/02/2014 09h42
Os cursos do Ministério da Justiça para a formação na área de prevenção de políticas sobre drogas serão abertos amanhã (15), em João Pessoa, com uma palestra da coordenadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi) da Universidade de Brasília (UnB), professora Fátima Sudbrack.

Os cursos do Ministério da Justiça para a formação na área de prevenção de políticas sobre drogas serão abertos amanhã (15), em João Pessoa, com uma palestra da coordenadora do Programa de Estudos e Atenção às Dependências Químicas (Prodequi), do Instituto de Psicologia, da Universidade de Brasília (UnB), professora Fátima Sudbrack. Esses cursos inauguram Centro de Referência Regional (CRR) da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e serão promovidos no biênio 2013/214. 

Na palestra, Sudbrack vai abordar o tema da “Intersetorialidade nas ações de Prevenção, Cuidado e Autoridade: Pressupostos Teóricos e Prática”. O evento acontecerá no auditório do Hotel Tropical Tambaú, a partir das 9h30.

A partir das 16h30, será realizada uma roda de conversas com a participação de todos os atores que desenvolveram atividades durante o dia, com o objetivo de debater e analisar a ação.

A partir das 17h30, um representante Senad/MJ realizará a conferência oficial de instalação do CRR, enfocando o tema: "A formação dos profissionais da rede de atenção aos usuários de drogas no contexto das políticas públicas e do Programa Crack, é Possível Vencer". Na sequência, será realizada a cerimônia de abertura de instalação do CRR.

Na sua última edição, em 2012, o curso inscreveu cerca de 70 mil educadores em todo o País. A professora terá a oportunidade de conhecer algumas ações desenvolvidas por educadores paraibanos, a partir dessa formação.

Durante todo o dia desta quinta-feira, os educadores que compõem a equipe do CRR estarão coordenando diversas oficinas terapêuticas e comunitárias na área da drogadição (vício bioquímico a qualquer droga). A ação tem o objetivo de demonstrar a riqueza das atividades que são desenvolvidas pelos profissionais que atuam na atenção aos usuários de crack e outras drogas e seus familiares. As oficinas abordarão diversas temáticas, a exemplo da arte e cultura, tratamento, lazer, esporte, educação e intervenção. As oficinas serão realizadas na área aberta, ao lado do Hotel Tambaú.

A dinâmica das ações realizadas integrará profissionais e usuários. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar um psicodrama a partir do tema “Representação Social do Usuário de Drogas”, conduzido pela professora da UnB, Maria Inês Gandolfo, com o apoio da professora Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br