Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça autoriza atuação da Força Nacional no Paraná

Ministério da Justiça autoriza atuação da Força Nacional no Paraná

por publicado: 21/12/2015 13h09 última modificação: 21/12/2015 13h09

Brasília, 21/12/15 - O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força Nacional no Paraná a pedido do governo do estado. A Força Nacional vai atuar em apoio às atividades da Polícia Militar local, na preservação da ordem pública e na segurança da população e do patrimônio público. A autorização foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

A Força Nacional

Atualmente, Força Nacional desenvolve atualmente 42 operações em apoio à segurança pública em 16 estados e Distrito Federal. São operações dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil, entre outras.

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal. Seu efetivo é formado por integrantes das Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros e Perícias Criminais estaduais.

Ligada à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a Força é concebida como um Programa de Cooperação Federativa, que se desenvolve a partir de convênios entre a União e entes federativos. A cooperação é implementada para realizar operações conjuntas de segurança pública, transferir recursos aos estados e desenvolver atividades de capacitação e qualificação de profissionais de segurança pública.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315