Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça e Cidadania coordena segurança da cerimônia de abertura

Destaque

Ministério da Justiça e Cidadania coordena segurança da cerimônia de abertura

por publicado: 06/09/2016 18h50 última modificação: 06/09/2016 19h04

Rio de Janeiro, 6/9/16 - A cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que será realizada nesta quarta-feira (7), no estádio do Maracanã, vai atrair novamente os olhos do mundo para o Brasil. Para garantir a segurança dos participantes da festa – atletas, dignitários, família paralímpica, profissionais da mídia e público –, a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC) coordenará a operação integrada de segurança pública destinada ao evento.

A operação reunirá profissionais de segurança pública, defesa e inteligência das esferas federal, estadual e municipal. As instituições participantes (SESGE, Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro, Guarda Municipal do Rio de Janeiro, Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Agência Brasileira de Inteligência e Ministério da Defesa ) serão responsáveis pela segurança no deslocamento de mais de 400 ônibus que transportarão os paratletas e comissão técnica, a família paralímpica, dignitários, profissionais da mídia e ônibus com parceiros dos jogos.

Toda a operação será monitorada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), do Rio de Janeiro. Os ônibus vão partir da Vila dos Atletas e Palácio do Itamaraty de onde serão escoltados pela Força Nacional até o estádio do Maracanã, com retorno após a cerimônia.O protocolo seguido para a operação do dia 7/9 assemelha-se com a operação de segurança para a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos (5/8), em que foram empregados, aproximadamente, 10.500 profissionais de segurança pública para que o evento acontecesse da forma mais tranquila possível para os atletas, chefes de Estado e mais de 42 mil espectadores presentes na abertura.

Segurança Estádio

Da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos
Fotos: Divulgação