Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça oferecerá vagas para mestrados em segurança pública

Ministério da Justiça oferecerá vagas para mestrados em segurança pública

por publicado: 09/03/2016 19h24 última modificação: 14/03/2016 08h37
Propostas de universidades para criação de pós-graduações stricto sensu serão analisadas pela Capes

Brasília, 09/03/16 - Profissionais de segurança pública de todo o país vão poder participar gratuitamente de cursos de mestrado em suas áreas de atuação. Para viabilizar o acesso desses agentes a essas pós-graduações, os ministérios da Justiça (MJ) e da Educação (MEC) estão recebendo propostas de instituições de ensino superior para criação de pós-graduações stricto sensu. A ideia é que o governo federal invista na criação de 200 vagas em 2017.

Cinco instituições manifestaram interesse em oferecer cursos de mestrado em segurança pública. São as universidades federais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia e Pará. As confirmações foram feitas na segunda-feira (07), durante o Workshop Mestrado Profissional em Segurança Pública. O evento foi realizado em Brasília (DF), pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Confira fotos do Workshop 

"Nosso objetivo é consolidar uma rede de pesquisa, ensino e extensão em segurança pública e patrocinar cursos de mestrado nessa área para integrantes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpos de Bombeiros, Perícias Criminais e Guardas Municipais, assim como profissionais de outras áreas. Para isso, as universidades precisam submeter as propostas à Capes até 10 de maio", disse a secretária nacional de Segurança Pública, Regina De Luca, durante o Workshop.

No evento, foram discutidas a criação da Escola Nacional de Segurança Pública e iniciativas anteriores da Senasp/MJ, como as redes nacionais de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp) e de Educação a Distância para Segurança Pública (Rede EaD). Também participaram representantes da Capes e de universidades federais, entre elas as da Bahia e Pará, que já têm cursos de mestrado profissional em segurança pública aprovados pela Capes e patrocinados pela Senasp.

Para 2016, a Senasp/MJ busca ofertar 20 vagas em Programas de Mestrados Profissional em Gestão de Riscos e Desastres Naturais, a serem ministrados pela Universidade Federal do Pará (processo seletivo em andamento), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal Fluminense. A iniciativa ocorre em parceria com a Capes, Ministério da Integração, Ministério das Cidades, Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.

  

Leia mais:

Senasp abre curso superior de Tecnologia e Segurança Pública em MT

Ministério da Justiça abre 200 vagas para pós-graduações em segurança pública

MJ oferece 73 cursos via internet para profissionais de segurança pública

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928