Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça participa de encontro sobre pesquisa empírica em Direito

Ministério da Justiça participa de encontro sobre pesquisa empírica em Direito

por publicado: 21/08/2015 16h08 última modificação: 21/08/2015 16h08
Secretaria de Assuntos Legislativos destaca a importância da pesquisa empírica na democratização do processo de elaboração normativo

Brasília, 21/8/15 - O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL), participa, desde quarta-feira (19), do V Encontro de Pesquisa Empírica em Direito (EPED), no Rio de Janeiro. No evento, que termina hoje (21), a SAL apresentou o projeto Pensando em Direito, que já realizou mais de 50 publicações e é um dos grandes indutores da pesquisa empírica em Direito no Brasil.

A assessora da SAL Maria Eduarda Cintra destaca a importância de estudos que utilizam a pesquisa empírica para democratizar o processo de elaboração normativa. “Ao analisar uma determinada realidade social, esses estudos conseguem identificar as reais demandas da população, contribuindo para a construção de um processo de elaboração normativa mais ajustado aos anseios sociais”, explicou.

Realizado pela Rede de Pesquisa Empírica em Direito, o evento conta com palestrantes como Bryant Garth, da Universidade da Califórnia-Irvine, os canadenses Álvaro Pires, da Universidade de Otawa, e Mariana Valverde, da Universidade de Toronto.

Durante a palestra, o professor Garth abordou os campos do estudo da sociologia do direito em uma perspectiva comparada entre o Brasil e os Estados Unidos. Além das exposições, o encontro recebe grupos de trabalhos com a presença de mestrandos, doutorandos e professores do país inteiro. Dentre os temas tratados estão política criminal e segurança pública, conflitos socioambientais, movimentos sociais, direito e economia.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928