Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ treina policiais para atuar na fronteira com o Paraguai

Destaque

MJ treina policiais para atuar na fronteira com o Paraguai

por publicado: 15/04/2015 16h49 última modificação: 17/04/2015 12h22
Equipes irão reprimir crimes como tráfico de drogas e de armas. Mais de mil policiais já foram capacitados

Brasília (15/4/15) – O Ministério da Justiça conclui, nesta quarta-feira (15), em Marechal Cândido Rondon (PR), o segundo treinamento de 2015 em segurança pública para regiões fronteiriças. Um grupo de 40 policiais civis, militares e federais do Paraná, que atuam na fronteira do Brasil com o Paraguai, foi formado na 29ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira, alcançando 1,1 mil profissionais de segurança pública qualificados desde 2013.

O treinamento dura 15 dias e reúne 16 disciplinas, como 'Reconhecimento e Identificação de Drogas', 'Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças', 'Identificação de Artefatos Explosivos', 'Busca Veicular' e 'Táticas para Confrontos Armados'. Os cursos são desenvolvidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). As instruções visam à melhoria da prestação de segurança pública da população residente na faixa de fronteira, através do fortalecimento da presença estatal, especialmente das instituições policiais.

A titular da Senasp/MJ, Regina Miki, lembra que a região de fronteira do Brasil com outros 10 países da América do Sul soma uma extensão de quase 17 mil quilômetros. “Esse cenário demanda que o Brasil prepare, de forma ainda mais qualificada e contínua, os policiais que monitoram essas áreas, em parceria com as instituições de segurança dos estados”, destaca. “Essas capacitações visam fortalecer as instituições de segurança pública nas fronteiras, qualificar o profissional de linha de frente para a redução da criminalidade violenta, em especial, a redução dos índices de homicídios”, afirma a secretária nacional de Segurança Pública.

“A parceria com a Senasp/MJ é de fundamental importância”, afirma o tenente-coronel Erich Wagner Osternack, comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira da PM do Paraná sediado em Marechal Cândido Rondon (PR). "Além de proporcionar um treinamento de altíssimo nível aos servidores do estado, o curso aproximou integrantes de várias unidades da PM, PC e PF que atuam em municípios da faixa de fronteira com o Paraguai, o que certamente facilitará a integração das ações que temos desenvolvido nessas regiões", assegurou o oficial.

Continuidade

 Além das 29 edições do curso 'Unidades Especializadas de Fronteira' para operadores e das cinco edições para formar multiplicadores, a Senasp/MJ também realizou nos últimos dois anos os cursos 'Gestão de Políticas de Segurança Pública nas Fronteiras' e 'Policiamento de Vias Hídricas de Fronteira'. Foram treinados 1,1 mil profissionais de segurança pública dos 11 estados fronteiriços, sendo 473 em 2014 e 554 em 2013.

As capacitações ocorrem em parceria com instituições federais e estaduais, com turmas selecionadas formadas por policiais experientes. As aulas acontecem em cidades localizadas nos pontos mais extremos do país, a exemplo de Laranjal do Jari (AP), São Miguel do Guaporé (RO), e Porto Esperidião (MT), entre outras. A penúltima edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteira foi realizada pela Senasp/MJ em Dourados (MS), de 16 a 25 de março de 2015. As próximas edições previstas são as de Colorado do Oeste (RO), de 18 a 27 de maio, e Santana do Livramento (RS), de 12 a 21 de maio.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315