Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça viabiliza negociação na Bolívia

General

Ministério da Justiça viabiliza negociação na Bolívia

por publicado: 24/07/2013 09h34 última modificação: 20/02/2014 15h13

Justiça restaurativa entre os brasileiros presos em Oruro e a família de Kevin Espada deve viabilizar liberdade dos torcedores

O Ministério da Justiça viabilizou negociação entre os corinthianos presos na Bolívia e a família do jovem Kevin Espada, falecido em fevereiro após um acidente com um sinalizador em jogo da Libertadores. O Ministério Público do Distrito de Oruro emitiu relatório conclusivo sobre a doação de 50 mil dólares feita pelo Corinthians, sob a ótica da Justiça Restaurativa.

Segundo o Defensor Público-Geral, Haman Córdova, "esse tipo de composição só tem sucesso após um diálogo cuidadoso, que permite aos envolvidos compreender os benefícios da Justiça Restaurativa. Por isso, o Ministério da Justiça atuou como facilitador nesse diálogo, com o apoio da Defensoria Pública da União e da embaixada brasileira na Bolívia".

Na fase preliminar das negociações, o Ministério da Justiça enviou à Bolívia o Defensor Publico Federal João Chaves. A conclusão do processo de justiça restaurativa foi oportunizada pela Assessoria do Ministro da Justiça, presente naquele país nas últimas três semanas.

Para os advogados dos presos na Bolívia, Ramiro Magne e Oscar Arraya, a justiça restaurativa foi o elemento central no sucesso da defesa, tradicionalmente herdado da Justiça Indígena e muito presente na jurisprudência internacional na América Latina. "A partir deste relatório, a expectativa é que os torcedores sejam soltos brevemente", afirmam os advogados.


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br.