Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério Público de SC integra a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro

Ministério Público de SC integra a Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro

por publicado: 14/10/2015 00h10 última modificação: 14/10/2015 16h39
Termo de cooperação entre o Ministério da Justiça e o Ministério Público de Santa Catarina foi assinado e, a partir de agora, o MP-SC integra a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB). Ao todo já são 44 unidades

 

Brasília, 13/10/2015 - Foi assinado, nesta terça-feira (13/10), o termo de cooperação entre o Ministério da Justiça e o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) para adesão de mais uma unidade de Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD). Esta será a 44ª unidade a integrar a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB).

"A assinatura desse acordo consolida mecanismos modernos de combate à corrupção e ao crime organizado com uso de tecnologia. Ele coloca o MP-SC, junto com seus parceiros, em um patamar avançado de uso de processamento de inteligência em dados, que é uma das fronteiras mais importante no combate a esses crimes", frisou o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos.

"Na prática, esse acordo de cooperação vai garantir o que o Ministério Público de Santa Catarina entende como ideal: a integração de forças. O MPSC sabe que sozinho não se vai a lugar nenhum, por isso temos diversos projetos que visam à integração", ressalta o Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina, Sandro José Neis.

Os laboratórios utilizam tecnologia de ponta e auxiliam em investigações de operações financeiras suspeitas, além de criar buscas refinadas em grandes volumes de dados e cruzar informações de diferentes bases. O MPSC iniciará a instalação dos equipamentos de informática que compõem o laboratório e a equipe de servidores será capacitada pelo Ministério da Justiça para que, em breve, a nova unidade possa entrar em funcionamento.

O LAB-LD surgiu como resultado de uma das ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), com o intuito de apoiar e aprimorar as investigações das autoridades públicas. A primeira unidade foi instalada no Ministério da Justiça, em 2007.  Como o projeto foi bem sucedido, o Ministério da Justiça iniciou, em 2009, a replicação do modelo para outros órgãos Estaduais e Federais. O conjunto destes Laboratórios a Rede-Lab, a partir de agora, com 44 unidades distribuídas em todo o território brasileiro. Sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados. Com um investimento total de R$ 41,2 milhões, já foram identificados cerca de R$ 30 bilhões com indícios de ilicitude em quase quatro mil análises realizadas.

A cerimônia foi realizada no Ministério da Justiça, onde assinaram o termo de cooperação o secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, e o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, Sandro José Neis. Estiveram presentes o Promotor de Justiça, João Carlos Teixeira Joaquim, Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Informações Técnicas e Pesquisas do MPSC, e o Diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, Ricardo Saadi, e o Coordenador da Rede-LAB, Leonardo Terra.