Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça apresenta Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias

General

Ministro da Justiça apresenta Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias

por publicado: 23/06/2015 17h23 última modificação: 23/06/2015 18h42
Relatório do Infopen oferece informações completas para subsidiar administração do Sistema Penitenciário Nacional

Brasília, 23/6/15 - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen/MJ), Renato De Vitto, apresentaram nesta terça-feira (23) o novo Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias Infopen - Junho 2014. O documento sintetiza os dados dos estabelecimentos penais dos estados com o objetivo de contribuir para um diagnóstico da situação prisional do país.

“É muito importante fazermos o levantamento desses dados e informações para realizarmos uma boa gestão e para a elaboração de diretrizes políticas do que cabe ao Ministério da Justiça”, destacou o ministro Cardozo.


Clique aqui e leia o 
Levantamento Nacional
Clique aqui e veja as fotos da coletiva
Clique aqui e ouça o áudio da coletiva 

 

Para a elaboração do novo relatório, o Depen/MJ fez alterações na metodologia e no processo de coleta de informações. Além da qualidade na análise dos dados coletados e no modo como são apresentados, destacam-se entre as inovações: a aferição do fluxo de entrada e de saída de pessoas privadas de liberdade; os questionamentos acerca da infraestrutura, de recursos humanos e de segurança das unidades penais.

Segundo o diretor-geral do Depen, o estudo também revela informações inéditas estrutura dos presídios quanto à acessibilidade por pessoas com necessidades especiais e ainda destaca os tipos de gestão existentes nos estabelecimentos penais.

"Por meio dessas mudanças metodólogicas, espera-se uma maior democratização da informação acerca da realidade prisional no país, possibilitando, consequentemente, que se possa unir esforços em busca de soluções para a problemática do cenário penitenciário brasileiro. Além dessas mudanças, o Departamento está desenvolvendo o Sisdepen, sistema de dados criado para unificar as informações sobre a execução penal, medida de segurança e prisão cautelar para que ocorra o acompanhamento individualizado do cumprimento de penas".

O relatório mostra ainda que o Brasil é o quarto país do mundo com a maior população prisional – com 607.731 pessoas -, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia. No entanto, é o único que aumentou o número de aprisionamento, enquanto os outros diminuíram. Em relação à taxa de aprisionamento ocupa a segunda posição com um crescimento de 136%. Somente a Indonésia tem uma taxa de aprisionamento maior, ficando em primeiro lugar.

* Publicada às 16h Alterada às 18h40 para inclusão de áudio e fotos

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928