Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça e Cidadania conhece planejamento aéreo de segurança para as Olimpíadas

Destaque

Ministro da Justiça e Cidadania conhece planejamento aéreo de segurança para as Olimpíadas

por publicado: 30/05/2016 18h28 última modificação: 30/05/2016 18h46
Alexandre de Moraes disse que a estrutura de inteligência de segurança pública e soberania nacional está em dia

Brasília, 30/05/16 – O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, fez um sobrevoo, nesta segunda-feira (30), pelas principais arenas olímpicas do Rio de Janeiro. Acompanhado pelo secretário Executivo do MJ, José Levi do Amaral Júnior, pelo secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), Andrei Augusto Passos Rodrigues, e pelo comandante militar do Leste, general de Exército Fernando Azevedo e Silva, eles conheceram o trabalho do Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) para as Olimpíadas Rio 2016.

Com o apoio da Aviação do Exército, o helicóptero com as autoridades sobrevoou, principalmente, os locais situados em área militar. Em seguida, o grupo foi recepcionado na sede do Comando Militar do Leste (CML), onde assistiu a uma palestra na sala de Comando e Controle. Lá, as autoridades conheceram os planejamentos operacional e táticos das Forças Armadas do CGDA.

Equipada com monitores que transmitem imagens de câmeras espalhadas por toda a cidade, a sala possui, ainda, o sistema Pacificador. Trata-se de um software gerencial que permite o acompanhamento de todas as ações e deslocamentos de tropas.

O ministro disse que a estrutura de inteligência de segurança pública e soberania nacional, envolvendo forças policiais estaduais, a Polícia Federal, as Forças Armadas, a Força Nacional e a Agência de Inteligência Brasileira (Abin), está em dia. “Estamos verificando alguns locais para fazer algumas eventuais alterações de policiamento e otimizar os trabalhos. Com o tempo, vamos anunciando novas propostas. No mais, está tudo absolutamente em dia graças ao bom trabalho em conjunto entre todos os envolvidos”, destacou.

Segurança Olimpíadas

 

Fotos: Isaac Amorim/MJ

Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315