Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ apresenta estratégia contra tráfico de pessoas durante fórum em Brasília

General

MJ apresenta estratégia contra tráfico de pessoas durante fórum em Brasília

por publicado: 10/12/2013 10h48 última modificação: 20/02/2014 16h27
Até sexta-feira (13), especialistas de todo o mundo discutem avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social e na redução das desigualdades

Brasília, 10/12/2013 – Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída há 63 anos, em 1950, dois anos depois da Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a declaração Universal dos Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas.

A Secretaria Nacional da Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) comemora a data com a participação no Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), que começa nesta terça-feira e segue até a próxima sexta-feira (13), em Brasília. Durante o Fórum Mundial, a SNJ/MJ divulgará as ações de mobilização para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Serão apresentadas as duas campanhas atuais que o Brasil promove para o enfrentamento ao tráfico de pessoas: a Campanha Coração Azul, da Organização das Nações Unidas (ONU); e a Campanha Mercosul Livre, que trata do tráfico de mulheres. 

Serão discutidos os objetivos e os materiais das campanhas, além da atividades que já estão sendo desenvolvidas pelo país. A proposta, segundo secretário Nacional da Justiça, Paulo Abrão, é que outras instituições passem a auxiliar nas mobilizações em torno dos temas, propondo e empreendendo atividades, articuladas com a rede local de atendimento aos direitos humanos.

"Em matéria de direitos humanos não pode haver espaço para retrocesso, apenas para avançar. A juventude nas ruas exige mais direitos e os direitos humanos são a agenda privilegiada para atender às expectativas sociais", comentou Paulo Abrão.

Essa é uma atividade da coordenação tripartite da Polícia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que envolve o Ministério da Justiça, Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Secretaria de Políticas Para Mulheres, e conta com o apoio do Unodc - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes.

FMDH

O Fórum Mundial de Direitos Humanos é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.

Acesse a página do FMDF para mais informações.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br