Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ debate perspectivas da reforma legislativa sobre tráfico de pessoas

MJ debate perspectivas da reforma legislativa sobre tráfico de pessoas

por publicado: 15/04/2015 09h49 última modificação: 15/04/2015 17h21
Matérias estão em discussão no Congresso Nacional, com previsões de mudanças no Código Penal e de Processo Penal.

Brasília, 15/4/15 - O Ministério da Justiça participa, nos dias 16 e 17 de abril, em Fortaleza, do 5º Simpósio Internacional para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os Projetos de Lei que tramitam no Senado (PLS 479 e PL 7370/2014) e as perspectivas de mudança na legislação serão tema da palestra da coordenadora-adjunta do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MJ, Lucicleia Souza e Silva Rollemberg.

Segundo a coordenadora, o Brasil precisa de uma lei específica e mais abrangente sobre o assunto. As matérias que estão em discussão no Congresso Nacional tratam da prevenção, do atendimento às vítimas e da repressão, com previsões de mudanças no Código Penal e de Processo Penal. Também abordam mudanças em leis, como a Lei Pelé (desporto), a Lei de Adoção e a Lei Transplante de Órgãos.

“O Ministério da Justiça apresentou várias contribuições para os textos e temos acompanhado as discussões. No entanto, cabe lembrar que os parlamentares absorveram algumas sugestões, mas fizeram as propostas deles. Nem tudo que está nos PLs o governo entende como favorável”, ressaltou a coordenadora.

Lucicleia explica que esses dois projetos estão na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). Os senadores poderão decidir quais partes dos dois textos devem ser aprovadas e irão apresentar uma proposta final.

 O simpósio irá reunir diversos especialistas e atores envolvidos no enfrentamento ao tráfico de pessoas. É uma oportunidade para troca de experiências e avanços nas discussões sobre o tema, além de reforçar a capacitação profissional.

 

 Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928