Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ e Acnur firmam acordo para fortalecer Cátedra Sérgio Vieira de Mello

MJ e Acnur firmam acordo para fortalecer Cátedra Sérgio Vieira de Mello

por publicado: 16/10/2015 22h58 última modificação: 19/10/2015 11h41

 

Brasília, 16/10/15 - O Ministério da Justiça (MJ) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) fecharam uma parceria com objetivo de fomentar as ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello no Brasil. Um acordo de cooperação técnica entre as duas partes irá implementar ações de incentivo à pesquisa e à produção acadêmica relacionada ao Direito Internacional dos Refugiados. 

O secretário Nacional de Justiça do MJ e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, e o representante interino do Acnur, Agni Castro-Pita, concluíram o acordo nesta sexta-feira (16), em Brasília.

A parceria foi discutida durante o 6º Seminário Cátedra Sérgio Vieira de Mello, ocorrido na Universidade Federal da Grande Dourados (MT), na semana passada. O encontro reuniu integrantes do governo, do Acnur, parceiros e pesquisadores em torno do debate sobre Direito Internacional dos Refugiados, migrações internacionais em direção ao Brasil, fronteiras do país e o instituto do reassentamento.

A Cátedra Sérgio Vieria de Melo foi criada em 2003 para atuar em toda a América Latina, promovendo ensino e difusão de conhecimento em centros universitários, com apoio de governos, universidades e outras organizações internacionais. O Alto comissário da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello morreu em Bagdá (Iraque), em agosto de 2003, vítima de um atentado cometido contra a sede da ONU.

Refugiados universitários
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrante da Cátedra, informou esta semana que universitários refugiados ou portadores de visto humanitário admitidos no Brasil poderão continuar os estudos em solo brasileiro a partir de 2016.

O período para solicitar ingresso nos cursos de graduação da universidade do estado começou na última quarta-feira (14). O prazo termina no dia  13 de novembro. Confira o edital da UFPR.

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928