Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ e governadores do Sudeste discutem modelo de segurança

Destaque

MJ e governadores do Sudeste discutem modelo de segurança

por publicado: 07/01/2015 19h27 última modificação: 14/01/2015 12h04
Proposta do governo federal é definir planejamento operacional e atuação integrada entre as forças federais e estaduais

Brasília, 07/01/2014 –  O governo federal promoveu nesta quarta-feira, dia 7, no Ministério da Justiça, uma reunião com os quatro governadores e secretários de Segurança Pública dos estados da região Sudeste. A proposta do governo federal é definir um planejamento operacional e uma atuação integrada entre as forças federais e estaduais de Segurança Pública no combate ao crime organizado.

A articulação com os representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo é baseada nas ações já executadas em quatro edições da Operação Brasil Integrado. Na última edição da Brasil Integrado, em 5 de dezembro, todos os estados do Brasil atuaram em conjunto, com estratégias compartilhadas entre os estados participantes e baseadas em informações de inteligência.

Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo,  a ideia com o encontro é definir uma ação concreta para o combate ao crime nos estados onde está a maior parte da população do Brasil. “Sem esta ação integrada e sem um planejamento comum e uma gestão coordenada não conseguiremos enfrentar o crime organizado de forma eficiente”, explicou Cardozo.

Todos os secretários de Segurança Pública estarão reunidos nos próximos dias com os comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, delegados-gerais da Polícia Civil e demais gestores da Segurança Pública para, em uma semana, apresentar um modelo para composição do grupo operacional para definir as ações integradas nos estados. A determinação do Governo Federal é também de total articulação das forças federais e Exército. 

Também ficou definida a realização de uma operação policial piloto com os quatro estados, com foco no combate ao crime organizado, tráfico de drogas e armas e crimes contra o patrimônio. O Ministério da Justiça também recebeu uma série de sugestões para a composição da Proposta de Emenda Constitucional (PEC), a fim de mudar o texto da Constituição que trata da Segurança Pública e dar maior autonomia para a União auxiliar os estados.

O encontro no Ministério da Justiça foi acompanhado pelos governadores Geraldo Alckmin (São Paulo), Fernando Pimentel (Minas Gerais), Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Paulo Hartung (Espírito Santo) e representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), PRF, PF e Exército. 

 Ouça áudio da coletiva

 Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315