Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ e Paraná assinam acordo para utilização do CICC na segurança de fronteira

MJ e Paraná assinam acordo para utilização do CICC na segurança de fronteira

por publicado: 13/08/2014 18h03 última modificação: 13/08/2014 18h03

Curitiba (Paraná) – Foi assinado nesta quarta (13) termo de entendimento entre o Ministério da Justiça e o governo do Paraná para estabelecer a utilização do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e realização de ações integradas permanentes de segurança pública, prioritariamente em áreas de fronteiras e divisas.

 Ouça entrevista do ministro da Justiça e do governador do Paraná

 A união já investiu no estado do Paraná em ações de segurança pública e legado da Copa cerca de R$ 157 milhões em equipamentos. O valor inclui o CICC e aparelhos, como por exemplo, para perícia e imagiadores aéreos.

Na avaliação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a Copa do Mundo deixou um grande legado para a segurança pública. "Esse é o desafio que nós temos: fazer, daqui pra frente, a segurança publica no padrão da Copa. Estamos articulando uma nova operação de fronteiras que integre as policias e que funcione no mesmo sistema da Copa".

Já o governador do estado, Beto Richa, destacou que a assinatura simboliza as ações de fortalecimento para a segurança publica. "Se houver um trabalho e ações integradas a eficiência é muito maior. Um grande exemplo disso foram as ações para a Copa do Mundo, em especial na área da segurança pública. Então, este é o importante legado que fica".

Plano Estratégico de Fronteiras
Em três anos já foram apreendidas cerca de 600 toneladas de drogas com o Plano Estratégico de Fronteiras. Também já foram apreendidas 2.913 armas e realizadas mais de 42 mil prisões. O investimento total dos últimos três anos para ações de segurança na fronteira contabiliza R$ 930 milhões.

O Plano integra ações de segurança dos ministérios da Justiça (policias Federal, Rodoviária Federal e Forca Nacional) e Defesa (Forças Armadas).

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315