Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ institui comitê para ações integradas de segurança pública no Nordeste

MJ institui comitê para ações integradas de segurança pública no Nordeste

por publicado: 21/08/2014 11h18 última modificação: 21/08/2014 11h18

Brasília, 13/8/14 – O Ministério da Justiça divulgou nesta quinta-feira (21), no Diário oficial da União, a Portaria nº 1.395, que institui a Coordenadoria Integrada de Segurança Pública do Nordeste (Cisp/Nordeste). O Cisp/Nordeste terá em sua composição representantes dos nove estados do Nordeste e atuará como um fórum, cujas decisões servirão para ações integradas entre equipes federais e estaduais.

Além dos estado, farão parte do Cisp/Nordeste a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge/MJ), o Departamento de Polícia Federal e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal.

A proposta do Ministério da Justiça é para consolidar os protocolos e planos táticos operacionais regionais elaborados, sempre que as ações acontecerem nas divisas de dois ou mais estados da região Nordeste.

O trabalho conjunto entre as equipes policiais contará com a utilização do legado de segurança pública promovido pelo plano operacional criado para a Copa do Mundo no Brasil. Os estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco receberam jogos e investimentos do governo federal para a criação dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR).

Sergipe e Alagoas, subsedes durante o torneio mundial, também receberam investimentos e definiram ações com o governo federal a fim de receberem seleções para treinamentos em Maceió e Aracaju.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315