Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ participa de reunião do grupo de trabalho anticorrupção do G20

MJ participa de reunião do grupo de trabalho anticorrupção do G20

por publicado: 09/06/2014 20h29 última modificação: 09/06/2014 20h29

Brasília, 9/6/14 –Teve início nesta segunda-feira (9), em Roma, Itália, a segunda reunião de 2014 do grupo de trabalho anticorrupção do G20. O grupo constitui o principal fórum de reunião do G20 e se reúne para apresentar respostas ao problema da corrupção como grande obstáculo ao efetivo crescimento da economia global. Representantes do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da  Secretaria Nacional de Justiça do MJ representam o Brasil no encontro.

Na reunião, serão discutidos os avanços atuais e o plano de trabalho para transparência de rendimentos ao portador de pessoas jurídicas, o relatório de prestação de contas, suborno transnacional e a Convenção da ONU sobre corrupção (UNCAC). O Brasil tem como missão pedir o comprometimento dos membros do GT com práticas de recuperação de ativos em procedimentos civis e administrativos.  

“Temos conseguido estabelecer uma boa sinergia entre as ações do grupo e as metas com que o Brasil se comprometeu no âmbito do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI). Serão avanços no que se refere à transparência de beneficiários finais de pessoas jurídicas, o que vai conferir estabilidade e coerência a nossa trajetória em matéria de enfrentamento da corrupção e suas correlações com a lavagem de dinheiro”, destaca o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão. 

“Com nossa participação na reunião, pretendemos compartilhar e colher boas práticas desenvolvidas pelo Brasil e pelos países participantes e conciliar as recomendações expressas pelo G20 com as ações e metas propostas pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, a Enccla”, complementa o diretor do DRCI, Ricardo Saadi.

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315