Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ promove oficina para articuladores de políticas sobre drogas

Destaque

MJ promove oficina para articuladores de políticas sobre drogas

por publicado: 31/03/2016 17h12 última modificação: 31/03/2016 17h12
A partir de março, mais 32 municípios entram para o Projeto Redes

Brasília, 31/03/2016 - O Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), realiza evento para articuladores e mobilizadores da atual política sobre drogas, na última semana de março. A oficina teve início na terça-feira (29) e segue até esta sexta-feira, dia 1° de abril, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília.

A iniciativa é coordenada pela Senad em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A partir de março de 2016, o projeto se expande e alcança 32 novos municípios, um consórcio regional e a participação do Rio Grande do Norte e Amapá.

A programação teve a participação do diretor de Articulação e Projetos da Senad, Leon Garcia, que comentou sobre “Articulação intersetorial e as políticas para pessoas que tem problemas com drogas”, destacando as ações sequentes ao programa Crack, é Possivel Vencer com a implantação de Comitês sobre Drogas nas cidades com mais de 200 mil habitantes.

A conferência de abertura contou com a presença do secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Paiva, e foi conduzida pelo professor Antônio Néry, da Universidade Federal da Bahia, intitulada “Porque os humanos usam drogas?”. Através de um resgate sócio-histórico, Néry apresentou a presença das drogas na história da humanidade e o papel que seu uso ocupa.

Ao longo da semana, a oficina pretende abordar o cuidado com pessoas que usam drogas em um painel com a participação da coordenadora do Ponto de Cidadania,  Patricia Flach, da UFBA, e do coordenador de Saúde Mental da Prefeitura de São Paulo, Roberto Tykanori. Por fim, serão apresentados os resultados do primeiro ano do projeto.

 Projeto Redes

O projeto Redes é uma iniciativa da Senad em parceria com a área técnica de saúde mental do Ministério da Saúde e com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo desta ação é promover a aproximação entre as políticas de saúde, prevenção, segurança, proteção e inclusão social.

  

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928