Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ prorroga ações da Força Nacional no Paraná

MJ prorroga ações da Força Nacional no Paraná

por publicado: 12/02/2016 17h52 última modificação: 14/03/2016 09h05

Brasília, 12/2/16 - O Ministério da Justiça prorrogou por mais seis meses a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Paraná. A autorização de extensão da operação foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (12).

O efetivo dará continuidade ao trabalho de apoio à Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico internacional de armas e drogas na região fronteiriça do estado do Paraná e do patrulhamento da região do Lago Iguaçu e da Ponte da Amizade. A autorização da Força Nacional atende ao pedido do diretor-geral da Polícia Federal e está de acordo com a Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

 A Enafron é uma ação do MJ dentro do Plano Estratégico de Fronteiras, que reúne ações destinadas ao fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos transfronteiriços, por meio da atuação integrada dos órgãos de segurança pública da União, estados e municípios.

A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país.

Seu efetivo é formado por integrantes das Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiros e Perícias Criminais estaduais. Após os treinamentos e operações, esses profissionais retornam para trabalhar em seus estados com novos conhecimentos e equipamentos.

Atualmente, são realizadas 43 operações em apoio à segurança pública em 14 estados e no Distrito Federal dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações de homicídios e perícia forense em áreas críticas, combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e resgates em desastres, entre outras. 

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/3928