Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mostra no Rio de Janeiro reúne filmes sobre período ditatorial

Mostra no Rio de Janeiro reúne filmes sobre período ditatorial

por publicado: 12/09/2014 16h24 última modificação: 12/09/2014 16h24

Brasília, 12/9/14 – A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizam, de 12 a 18 de setembro, a Mostra de Filmes Arquivos da Ditadura. O evento será no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. Haverá exibição de filmes sobre o período ditatorial, seguidos de debates com cineastas e pesquisadores convidados.

A abertura da mostra contará com a estreia do filme Retratos de Identificação, de Anita Leandro. O documentário foi finalizado em parceria com a Comissão de Anistia, por meio do projeto Marcas da Memória, que traz à tona o acervo fotográfico do antigo DOPS da Guanabara e do Superior Tribunal Militar.

No dia 16 de setembro, haverá a exibição de dois outros títulos produzidos com financiamento do projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia: Repare Bem, de Maria de Medeiros, e Os militares que disseram não, de Silvio Tendler.

A programação completa pode ser encontrada em pelo site.

 Exibição: Mostra de filmes “Arquivos da Ditadura”
Local:
Centro Cultural Justiça Federal
Endereço:
Av. Rio Branco, 241
Data:
12/09/2014 a 18/09/2014
Horário:
14:30
Resumo:
A mostra de filmes “Arquivos da Ditadura” exibe 13 filmes sobre o período da repressão militar produzidos por brasileiros, incluindo os documentários inéditos de Luiz Alberto Sanz, feitos do exílio, produzidos pelas televisões chilena e sueca. A mostra abrirá com a estreia do documentário “Retratos de identificação”, de Anita Leandro, que traz o acervo fotográfico do antigo DOPS da Guanabara e do Superior Tribunal Militar. As projeções serão seguidas de debates com cineastas convidados e pesquisadores de cinema e história. No dia 16/09, às 14h30, serão exibidos dois filme do Projeto Marcas da Memória da Comissão de Anistia: “Repare Bem”, de Maria de Medeiros; e “Os militares que disseram não”, de Silvio Tendler.

Entrada: Gratuita
Participantes:
UFRJ e Comissão de Anistia do Ministério da Justiça
Telefone:
(21) 9-8234-5415
Classificação etária:
12 anos

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315