Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "O melhor é a mediação", garante Cardozo sobre conflitos indígenas na BA

General

"O melhor é a mediação", garante Cardozo sobre conflitos indígenas na BA

por publicado: 25/10/2013 20h26 última modificação: 20/02/2014 15h52

Brasília, 25/10/2013 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador da Bahia, Jaques Wagner, conduziram, nesta sexta-feira (25), reuniões para tratar das questões indígenas que envolvem o estado da Bahia.

Durante as reuniões, o ministro Cardozo garantiu, tanto a produtores rurais quanto a lideranças indígenas, que o governo federal e do estado estão elaborando um plano de segurança para a região. E ressaltou que, para que as propostas nas mesas de diálogo tenham avanço, "o melhor caminho é a mediação". Segundo o titular da Pasta da Justiça, a violência não é aceitável em nenhuma hipótese.

"Nossos técnicos estão planejando a melhor maneira de manter a segurança de forma integrada. Ressalto que, na violência, nada se constrói. Temos que caminhar para a mediação a fim de buscar a garantia dos direitos das partes envolvidas", destacou Cardozo.

As reuniões com produtores rurais e lideranças indígenas aconteceram no Centro Administrativo de Salvador, Bahia. “Vamos analisar a questão da demarcação com a maior imparcialidade e equilíbrio. Nessa linha é que estamos planejando a segurança na região”, disse Cardozo.

“Recebemos tanto índio como produtores. O que houve é que antes conversamos em separado e marcamos para hoje a mesa de diálogo, em comum acordo”, acrescentou o ministro.

Participaram das reuniões representantes da Presidência da República, do Ministério da Justiça, do governo do estado, da Fundação Nacional do Índio, da Procuradoria da República e do Conselho Nacional de Justiça.


Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br