Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pará recebe laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro

Pará recebe laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro

por publicado: 08/12/2014 19h14 última modificação: 08/12/2014 19h14

Brasília, 08/12/2014 - A partir desta segunda-feira (8), o Pará passou a integrar a Rede Nacional de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro, instituída pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) e operada nos estados pelas instituições da área de segurança pública.

O laboratório vai funcionar no prédio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal da Segup e terá como missão institucional auxiliar todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, Ministério Público, Judiciário e outros que necessitarem de apoio técnico especializado sobre o assunto, inclusive os da esfera federal, nos procedimentos de investigação referentes à lavagem de dinheiro.

 

A cerimônia de instalação do Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro ocorreu no Comando Geral da Polícia Militar, em Belém, e teve a presença da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, e o coordenador geral da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia, Roberto Zaina.

“Por meio de convênio, o Ministério da Justiça traz para o Estado do Pará um Laboratório Contra a Lavagem de Dinheiro, que se trata de uma coletânea de softwares, que fazem a vinculação de organizações criminosas. A unidade agiliza a investigação, buscando a asfixia financeira, identifica e resgata o valor, que foi resultado de transações ilícitas dentro do Brasil”, explicou Regina Miki.

Ainda de acordo com a secretária Regina Miki, a expectativa dos órgãos de segurança é conseguir trabalhar cada vez mais com mais inteligência e menos força. "Não adianta somente prender as pessoas. Nós temos que retirar dos criminosos a condição financeira pra que eles novamente se instalem em outras organizações. Com essa ferramenta será possível identificar na rede o dinheiro proveniente do crime e recuperar esse ativo, a fim de que esses valores retornem à sociedade, por meio de escolas, creches, hospitais, áreas de lazer, entre outros investimentos”, reforçou a titular da Senasp/MJ.

Investigações
“Este é o 32º laboratório em operação na nossa rede, no Brasil, e mais onze estão em processo de instalação. A unidade representa para o Ministério da Justiça um investimento de R$ 1,5 milhão e usa alta tecnologia para a análise de dados financeiros, bancários e fiscais, visando auxiliar nas investigações criminais. Várias ferramentas e a tecnologia mais moderna do mercado são usadas para realizar pesquisas e realizar o cruzamento de dados. É mais um importante reforço e colaboração técnica para o combate à lavagem de dinheiro”, frisou o coordenador geral Roberto Zaina.

Também participaram da inauguração o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Luiz Fernandes Rocha, de oficiais da Polícia Militar, delegados de Polícia Civil e de autoridades estaduais e federais.

*Com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315