Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceira do MJ, Fazenda Esperança completa 30 anos de trabalhos terapêuticos

General

Parceira do MJ, Fazenda Esperança completa 30 anos de trabalhos terapêuticos

por publicado: 18/11/2013 14h45 última modificação: 20/02/2014 09h54

 

A comunidade terapêutica Fazenda da Esperança, localizada em Guaratinguetá (SP), comemorou 30 anos de serviços prestados no atendimento a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou dependência de drogas. Ela é a principal parceira da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça (Senad) na estruturação de unidades terapêuticas distribuídas pelo país.

 

A Fazenda da Esperança é um dos maiores projetos do gênero no mundo e atua por meio de 94 comunidades terapêuticas. A iniciativa teve início em Guaratinguetá na década de 1980 e já atendeu mais de 30 mil usuários de drogas desde sua fundação. Atualmente, na sede da entidade são atendidos 350 dependentes. Pelo local já passaram mais de 7 mil pessoas.


Na última quinta-feira (14), o secretário Vitore Maximiano visitou Fazenda da Esperança. No evento, o secretário reforçou a importância da ampliação de uma rede ainda mais qualificada de unidades terapêuticas e ainda promoveu discussão em torno do projeto da Fazenda, com a direção e os fundadores da instituição e a presença de 3 mil acolhidos.

 

A Senad investe em 50 unidades terapêuticas espalhadas em todas as regiões do Brasil, administradas pela direção da Fazenda da Esperança. São 1.091 pessoas atendidas nestas unidades por conta dos investimentos. No total, 62 unidades da Fazenda acolhem mais de 3 mil pessoas, entre adultos e adolescentes.


Além de expandir filiais para o atendimento a usuários em várias partes do país, a Fazenda da Esperança ainda possui sedes em mais dez países, entre eles a Guatemala, Alemanha, Rússia e Moçambique.

 

“Eles possuem uma ampla estrutura de fazendas no país para acolhimento. Já temos cerca de 50 contratadas pela Senad no âmbito do programa Crack, É Possível Vencer, com financiamento de parte das vagas”, explicou o secretário.


Por Lucas Rosário
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br