Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Partida final consolida preparação integrada da segurança pública para Copa do Mundo

Partida final consolida preparação integrada da segurança pública para Copa do Mundo

por publicado: 11/07/2014 15h04 última modificação: 11/07/2014 15h04

Rio de Janeiro, 11/7/14 – Os mais de 26 mil policiais que atuarão no esquema de segurança da final da Copa do Mundo serão empregados com base no planejamento operacional definido ainda antes do torneio. O governo federal investiu cerca de R$ 1,9 bilhão para que a estrutura integrada entre as tropas federais do Ministério da Justiça e Ministério da Defesa atuassem em consonância com os estados.

O secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues, explicou que não houve mudança na execução dos trabalhos das polícias. “Não houve qualquer mudança no modelo empregado. Nosso conceito é de integração. Tudo é objeto de análise desde o primeiro jogo. Houve segurança nos perímetros internos e externos dos estádios, com adequações em cada jogo, mas a integração prevaleceu”, reforçou o secretário.

Andrei destacou a cooperação internacional com os países, inclusive com policiais que acompanharam os jogos no Brasil. Ele lembrou que a articulação com Argentina, no caso dos barras-bravas (torcedores argentinos com histórico de violência) foi bem sucedida. O último levantamento da Polícia Federal aponta que 266 estrangeiros foram impedidos de entrar no país. “O trabalho da polícia tem sido importante. A política de segurança segue em pleno funcionamento”, explicou Andrei.

Um dos pontos importantes é a segurança dos chefes de estado, que deverão assistir à partida no Maracanã. Haverá a execução de protocolo internacional, cuja atribuição é da Polícia Federal. Apesar disso, será um trabalho integrado seguindo as recomendações internacionais. As autoridades de segurança não cravaram a quantidade de chefes de Estado que estarão no Brasil, mas a tendência é que países importantes, como Rússia e a Argentina, tenham seus representantes no Maracanã. “As instituições já estão mobilizadas. Com as confirmações, vamos detalhar a operação, seguindo a agenda de cada chefe de Estado”, explicou Andrei.  

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315