Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PE ganha laboratório contra lavagem de dinheiro

General

PE ganha laboratório contra lavagem de dinheiro

por publicado: 18/03/2014 17h58 última modificação: 18/03/2014 17h58

 

Recife, 14.3.14 - A Secretaria de Defesa Social – SDS, por meio do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social – CIIDS, e a Secretaria Nacional de Justiça inauguraram, na tarde desta sexta-feira (14.03), o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro – LAB/LD. O evento foi realizado no auditório da SDS, rua São Geraldo, 111, bairro de Santo Amaro.

A instalação do laboratório é o resultado de um acordo de cooperação entre a SDS e a Secretaria Nacional de Justiça e tem como finalidade utilizar tecnologia de ponta para o combate ao crime organizado.

“O laboratório foi instalado para atender a todas as demandas relacionadas ao crime de lavagem de dinheiro, crime organizado, crime de tráfico de drogas e também à corrupção no Estado. Para isso, é necessário equipamento de alta tecnologia e estrutura de pessoal capacitado que possa prevenir e combater o crime organizado com mais agilidade e eficiência”, ressalta Alessandro Carvalho.

Para a estruturação do LAB/LD, a Secretaria Nacional de Justiça investiu R$ 2 milhões em equipamentos (aquisição de hardwares e softwares) e a SDS contribui com a montagem da equipe de analistas que vão trabalhar no laboratório, custeio de parte da capacitação desses profissionais e com a destinação do espaço adequado para as instalações.

“O LAB/LD é constituído por um conjunto de equipamentos de alta tecnologia associado à metodologia específica para o combate das organizações criminosas, visando ainda a identificação, rastreamento e recuperação de recursos, possibilitando assim, o bloqueio de bens e contas bancárias, oriundo das atividades ilícitas de grande complexidade”, explica o Coordenador do CIIDS, Delegado Antônio Barros.

O Secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão Pires Júnior, que também prestigiou o evento, parabenizou a disposição e a eficiência de Pernambuco para implantar o laboratório. Ele explicou que a escolha do local para instalação do laboratório se baseia na capacidade que o Estado possui para receber uma estrutura desse porte.

“Escolhemos Pernambuco para o estabelecimento de mais uma unidade, por se tratar de um Estado que tem apresentado uma gestão de resultados em segurança pública e que possui a estrutura necessária para estabelecer o laboratório”, destaca Paulo Abrão Pires Júnior.

A solenidade contou ainda com a participação do Secretário Executivo de Gestão Integrada da SDS, Alciomar Goersch, do Chefe de Polícia Civil de Pernambuco, Osvaldo Morais, do Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN, Edilmar Costa, do Gerente Geral de Polícia Científica de Pernambuco, Francisco Sarmento e do Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco – CBMPE, Carlos Casa Nova, além de representantes da Inteligência das Polícias Civil e Militar de Pernambuco, da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Da Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco

Ministério da Justiça

Primeiro lugar nas redes sociais
Curta facebook.com/JusticaGovBr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315