Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pessoas privadas de liberdade podem se inscrever no Encceja

Pessoas privadas de liberdade podem se inscrever no Encceja

por publicado: 05/06/2014 16h57 última modificação: 05/06/2014 16h57

Brasília, 5/6/14 – Os responsáveis pedagógicos de unidades prisionais e socioeducativas podem fazer, até às 23h59, do dia 23 de junho, as inscrições de pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2014. As inscrições podem ser realizadas via site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pela internet.

O exame é direcionado para quem não concluiu o ensino fundamental na idade apropriada e desejam obter a certificação de conclusão dessa etapa. Os interessados em se submeter à prova deverão ter no mínimo 15 anos na data de aplicação do exame, no dia 29 de julho.

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados e do Distrito Federal que desejarem indicar unidades para aplicação do Encceja 2014 devem firmar termo de adesão, responsabilidades e compromissos pelo site do Inep até o dia 20 de junho.

Segundo o edital, os candidatos poderão se inscrever em uma ou mais áreas do conhecimento avaliadas no exame: língua portuguesa (com redação), língua estrangeira moderna, educação física e artes; matemática; história e geografia; ciências naturais.

As provas serão realizadas nas unidades indicadas pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada estado. Os participantes serão encaminhados aos locais das provas às 7h55 (horário de Brasília).

Os testes aplicados de manhã serão de ciências naturais, história e geografia. À tarde, 13h55, serão aplicadas as provas de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação.

Sobre o programa
O Encceja constitui-se em um exame para medir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, nos movimentos sociais, organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

No Brasil, com a instituição do novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2009 o Encceja Nacional passou a ser realizado visando à certificação apenas do ensino fundamental, pois a certificação do ensino médio passou a ser realizada com os resultados do Enem.

No Brasil e no exterior, o Exame pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental para quem tem no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas.

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315