Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ e Governo de SC mantém planejamento para combate do crime organizado

MJ e Governo de SC mantém planejamento para combate do crime organizado

por publicado: 07/10/2014 15h34 última modificação: 07/10/2014 15h37
Secretaria de Segurança do estado aponta para o enfraquecimento da rede montada para promover os ataques recentes

Brasília, 7/10/14 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, discutiram, no início da tarde desta terça-feira (7), os resultados das ações recentes adotadas entre o governo federal e o Governo de Santa Catarina para combater atos violentos praticados por organizações criminosas em Florianópolis e cidades do interior.

O ministro destacou que o plano conjunto para o combate ao crime organizado no estado será mantido, já que há informações concretas do serviço de inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina que apontam para o enfraquecimento da rede montada para a promoção dos ataques recentes.

Clique e ouça a coletiva de imprensa

Foi feita uma remoção de 20 presos. Todos foram levados para presídios federais. Também foi reforçado o efetivo da Polícia Federal e o envio de homens da Força Nacional de Segurança Pública para o estado. Esses atuam nas rodovias com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Foi definida uma estratégia para ações preventivas por terra, pelo mar e até espaço aéreo, a fim de inibir a entrada de drogas, armas e recursos para criminosos no estado. A polícia catarinense está utilizando um helicóptero com um imageador aéreo, equipamento que facilita o trabalho para a identificação de criminosos nos sobrevoos.  

O governador Raimundo Colombo disse que a população pode confiar no planejamento que foi empregado. Segundo ele, os motivos dos ataques estão ligados ao enfraquecimento do crime organizado.  Dos 18 mil internos do sistema prisional de Santa Catarina, cerca de 8 mil prestam serviço e trabalham nas unidades prisionais. Com isso, possuem garantia de emprego pelo período de um ano após serem libertados. “Outros mil estão estudando. Deixaram de ser massa de manobra, aprenderam profissões e passaram a ter vida própria. Isso gerou um forte impacto, enfraquecendo o crime organizado e o tráfico de drogas”, reforçou o governador.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr

flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315