Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polícia Civil do RS recebe laboratório contra lavagem de dinheiro

Polícia Civil do RS recebe laboratório contra lavagem de dinheiro

por publicado: 09/06/2014 17h00 última modificação: 11/06/2014 14h19

Brasília, 9/6/14 – Foi inaugurado nesta segunda-feira (9) o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) na Polícia Civil do estado do Rio Grande do Sul. O LAB-LD é uma unidade de análise de grande volume de dados para casos complexos como investigações de quebra de sigilo fiscal, bancário ou tributário. Também está preparado para investigar atuação de organizações criminosas com indícios de lavagem de dinheiro. A Rede-LAB, uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), coordenada pelo Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), já cobre 100% do país.

“Teremos um cenário mais realista da lavagem de dinheiro no país e, ao mesmo tempo, um diagnóstico que nos permitirá  formular novas estratégias, novas políticas públicas de combate ao crime”, analisa Paulo Abrão, secretário Nacional de Justiça, presente à cerimônia de inauguração.

A coordenadora do laboratório e sete policiais participam desde setembro 2013 de uma série de treinamentos oferecidos pelo Ministério da Justiça.  A estrutura física do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE), onde está localizado o laboratório, foi remodelada para atender às necessidades de instalações de recursos materiais e humanos.

O evento contou ainda com as presenças do secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Airton Michels,  o coordenador -geral de Inteligência da Senasp, André Fagundes, o  chefe de Polícia, delegado Guilherme Wondracek, o procurador-geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga, o Coordenador da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ), Roberto Zaina, e o diretor do Gabinete de Inteligência da Polícia Civil, o delegado Emerson Wendt.

Com informações da Polícia Civil RS

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315